Prudente Thunders atua fora dos campos e das quadras

Na quarentena, 96 atletas das equipes de futebol americano, futsal e voleibol da associação aderiram à campanha “Vidas em jogo, doe sangue, doe vida”!

Esportes - OSLAINE SILVA

Data 14/04/2020
Horário 05:22
Cedida - Desde a semana passada, atletas se dividem de cinco em cinco para doar esperança de vida
Cedida - Desde a semana passada, atletas se dividem de cinco em cinco para doar esperança de vida

“Vidas em jogo, doe sangue, doe vida”! Os atletas do futebol americano, voleibol feminino e futsal da Associação Esportiva Prudente Thunders embarcaram nessa ideia e estão marcando pontos importantes fora dos campos e das quadras. Para contribuir com a sociedade neste momento triste em que aglomeração de pessoas precisa ser evitada e o isolamento social necessário, para diminuir o contágio do Covid-19, desde a semana passada os 96 atletas da associação estão indo de cinco em cinco fazer suas doações, atendendo ao pedido do prefeito Nelson Roberto Bugalho (PSDB).

“Esse período de quarentena está sendo muito difícil para todos os nossos atletas. Os capitães do futebol americano montaram treinos específicos para cada posição treinar em casa, assim como os técnicos do vôlei e futsal. Treinar individualmente essas modalidades é complicado porque sãopraticadas em grupo. Mas essa paralisação é importante para evitarmos um colapso na área da saúde. E, quanto à economia, sabemos que teremos dias difíceis, porém superaremos! Nós brasileiros sempre vencemos crises horríveis”, expõe Rita de Cássia Souza Alves, 45 anos, diretora do departamento de eventos e comunicação da associação e esposa do presidente da mesma, André Eloy Alves da Silva.

Por conta desta “pausa emergencial”, o primeiro jogo do futebol americano, que estava marcado para o dia 22 de março, pela SPFL (São Paulo Football League) contra a equipe Rippers Monte Alto, em Ribeirão Preto (SP), e outro em casa, no próximo dia 25 contra o França Carrasco, foram cancelados. Da mesma forma, a 1ª Copa Thunders/Semepp de Voleibol Amador, que ocorreria no PUM (Parque de Uso Múltiplo), nos dias 4 e 5 deste mês. “A maior preocupação é com os jogos do futebol americano porque não sabemos quanto tempo a Liga dará para a equipe treinar para o primeiro confronto”, frisa Rita de Cássia.

HR TEM QUEDA DE

40 % NAS DOAÇÕES

O Núcleo de Hemoterapia do HR (Hospital Regional) de Presidente Prudente Dr. Domingos Leonardo Cerávolo informa que desde o início da pandemia, houve queda de 40% nas doações da unidade. E, por isso, tem feito campanhas de mobilização de doadores, conscientizando-os sobre a doação regular. “A unidade é referência para atendimentos de média e alta complexidade de 45 municípios que compõem o DRS-11[Departamento Regional de Saúde], dependendo assim de doações de sangue para o tratamento de diversas doenças, inclusive do uso de plaquetas para casos graves e cirúrgicos”, esclarece o hospital.

SAIBA MAIS

Para doar sangue é preciso:
- Ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos devem estar acompanhados pelo responsável legal);
- Peso mínimo de 52 quilos;
- Ser saudável;
- Estar descansado;
- Apresentar documento de identificação (RG).

Obs.: Neste momento de pandemia, homens e mulheres que estão no centro do grupo de risco da Covid-19, mais de 60 anos; com sintomas gripais ou possuem alguma doença autoimune, não devem fazer a doação de sangue.

Não pode doar sangue quem:
- Teve hepatite B ou C, malária ou sífilis;
- Hemofílico;
- Portador de Doença de Chagas;
- Tem comportamento de risco para doenças transmissíveis pelo sangue;
- Apresenta risco de ter sido exposto ao HIV;
- Fez cirurgia ou parto há 6 meses;
- Teve gripe ou febre nos últimos 7 dias;
- Tem anemia;
- Portador de doenças em geral;
- Tomou bebida alcoólica há 12 horas;
- Ingeriu alimentos gordurosos 24 horas antes da doação

SERVIÇO
O Núcleo de Hemoterapia do HR (Hospital Regional) de Presidente Prudente atende das 7h às 17h em qualquer dia da semana (inclusive aos domingos e feriados). Caso queira agendar o melhor horário para fazer a sua doação, ligue no número (18) 3229-1570.
Interessados também podem doar no Hemocentro da Santa Casa de Presidente Prudente, de segunda a sexta-feira das 8h às 14h e aos sábados, das 7h às 11h. Mais informações podem ser obtidas pelos números (18) 3223-3511/3223 4490.

 

 

 

 

Publicidade

Veja também