Prudente vai ganhar escritório regional da Funasa

Órgão vinculado ao Ministério da Saúde atenderá mais de 200 municípios paulistas, na divisa com Paraná, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 12/05/2021
Horário 14:03
Foto: Funasa
Órgão realiza trabalho com foco em saneamento básico e saúde pública
Órgão realiza trabalho com foco em saneamento básico e saúde pública

A Funasa (Fundação Nacional de Saúde), fundação pública federal vinculada ao Ministério da Saúde, anunciou a instalação de um escritório regional em Presidente Prudente, que atenderá mais de 200 municípios do Estado de São Paulo, na divisa com Paraná, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.

Conforme o anúncio da instituição, a montagem do local já está em andamento e, em breve, será inaugurado. Ainda segundo o órgão, essa proximidade trará comodidade e agilidade nos processos e no contato com os técnicos.

“A instalação desse escritório representa uma grande conquista para Prudente e região. Os municípios terão acesso facilitado às políticas nacionais de saúde, que possibilitarão melhorias para o setor em todo o oeste paulista”, expõe o prefeito de Prudente, Ed Thomas (PSB).

Fundação Nacional de Saúde

Criada em 1991, a Funasa é resultante da fusão de vários segmentos da área de saúde, entre os quais a Fsesp (Fundação Serviços de Saúde Pública) e a Sucam (Superintendência de Campanhas de Saúde Pública), duas entidades de notável tradição e projeção internacional, que contam com uma extensa folha de serviços construída em todo território nacional.

As ações da Fsesp e da Sucam consistiam no trabalho de prevenção e combate à doenças, na educação em saúde, na atenção à saúde de populações carentes, sobretudo aquelas do Norte e Nordeste, no saneamento básico e no combate e controle de endemias, além da pesquisa científica e tecnológica voltadas para a saúde. Assim, a criação da Funasa buscou dar continuidade às ações desenvolvidas por esses órgãos, além de exercer papel relevante na efetivação da reforma sanitária promovida pelo Ministério da Saúde, configurando-se, ainda, como mais uma ação decisiva na implementação e ampliação do SUS (Sistema Único de Saúde).

Em consonância com o decreto 8.867, de 3 de outubro de 2016, que aprova o seu estatuto vigente, a Funasa atualmente é a instituição do governo federal responsável por promover o fomento a soluções de saneamento para prevenção e controle de doenças, bem como formular e implementar ações de promoção e proteção à saúde relacionadas com as ações estabelecidas pelo Subsistema Nacional de Vigilância em Saúde Ambiental.

Veja também