Prudente volta a figurar em ranking da dengue

Presidente Prudente voltou a aparecer no ranking de municípios com maior incidência de dengue no boletim do Ministério da Saúde referente à Semana Epidemiológica 13. Após aparecer como a cidade com maior incidência do Estado de São Paulo na faixa populacional de 100 mil a 499 mil habitantes, na Semana Epidemiológica 8, Prudente havia saído do rankeamento da pasta federal nos boletins mais recentes.

Com incidência de 3.856,6 para cada 100 mil habitantes, a cidade ocupa a quarta posição do país dentro de sua faixa populacional, atrás de Itabuna (BA), Coronel Fabriciano (MG) e Ibirité (MG). Prudente se mantém como o único município paulista com menos de 500 mil habitantes no levantamento do Ministério da Saúde.

Jornal O Imparcial Caçambas estão posicionadas na Rua Maria Rocio da Cruz

Segundo o último balanço da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), Prudente soma 16 óbitos neste ano em decorrência da doença e alcançou 5.773 catalogações da enfermidade. Desse total, 2.209 foram confirmadas em janeiro, 2.154 em fevereiro e 1.410 em março – ainda não há registros de abril.

Com o objetivo de contribuir para a diminuição dos casos de dengue na cidade, um grupo de amigos dos jardins Brasília e Nova Planaltina tiveram a ideia de alugar, voluntariamente, duas caçambas de entulhos para o depósito de resíduos sólidos por parte da população. A medida é vista pela VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal) como positiva, uma vez que esta área é uma das mais afetadas pelo mosquito Aedes aegypti.

De acordo com um dos voluntários, o porteiro Milton do Nascimento, 52 anos, a iniciativa surgiu há dois meses e, atualmente, é a responsável pela disponibilidade de caçambas duas vezes ao mês. Ele explica que este comportamento é característico do grupo de dez amigos, moradores do bairro, que se encontram desde a "época do futebol", há 10 anos.

Sobre os valores envolvidos, Milton esclarece que cada integrante do grupo gasta cerca de R$ 20 mensais para a locação do equipamento. "É revertido em prol da própria população", argumenta. Em relação aos métodos de divulgação da ideia e adesão dos munícipes, Milton relata que esta ocorre por meio da própria mídia, bem como pela orientação verbal. "Passamos nas residências e informamos a disponibilidade e intenção da caçamba", diz. Desta maneira, o descarte é feito de maneira independente e livre para "qualquer resíduo sólido". Durante esta semana, as caçambas estão posicionadas na Rua Maria Rocio da Cruz, na altura do número 70, mo Jardim Nova Planaltina.

Segundo a educadora de saúde da VEM, Elaine Bertacco, a proposta é importante, especialmente por ser na área 4 do município, com maiores números de casos de dengue, entretanto, não divulgou a quantidade oficial.

Por sua vez, a Secom (Secretaria Municipal de Comunicação) informa que a Prefeitura não tem caçambas, visto que este é um trabalho da Prudenco (Companhia Prudentina de Desenvolvimento). "Entretanto, é válido informar que as mesmas são utilizadas apenas para o serviço público, ou seja, não são disponibilizadas à população", acrescenta a pasta.
Publicidade

Veja também