Prudentina candidata

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 21/09/2022
Horário 05:19

A prudentina Ângela Orosco de Melo em 2020 se elegeu vereadora em Cachoeira Paulista, na região metropolitana do Vale do Paraíba. Agora é candidata à deputada estadual pelo mesmo partido: o MDB.

PROTEÇÃO ANIMAL
Conforme dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a empresária concorre com o nome de Ângela Protetora, como é mais conhecida e por atuar na proteção de animais em estado de abandono.

ORIGEM FAMILIAR
Sua atuação pela causa animal tem origem familiar. O Plantão apurou que sua mãe Elisa dos Santos Orosco tem uma vida dedicada à proteção animal, desde os tempos que recolhia cachorros abandonados e transportava em seu fusquinha.

POSTO PADROEIRA
O pai de Ângela, Antônio Orosco, de saudosa memória, foi proprietário do Auto Posto Padroeira. A viúva dona Elisa continua morando em Presidente Prudente e atuando pela mesma causa. 

IRMÃO FAMOSO
Ângela tem um irmão que é referência em música no Brasil: o músico e compositor Maurício Orosco, doutor pela USP, professor na Universidade Federal de Uberlândia (MG) e jurado do carnaval paulistano desde 2017, no quesito harmonia.

DEMAIS IRMÃOS
Sua irmã Terezinha Orosco Ramos é musicista, proprietária da Escola Musical Kairos, em Prudente. Tem outros três irmãos: a publicitária Cecília dos Santos Orosco Malaman, o chef de cozinha Adriano, e Leandro da área de tecnologia da informação.

ELEITA PELA SITUAÇÃO
A Câmara Municipal de Cachoeira Paulista (SP) é composta por 13 vereadores e são quatro mulheres. Ângela se elegeu com 250 votos e no mesmo partido do prefeito Antonio Carlos Mineiro, eleito com 47% dos votos válidos. A cidade tem 33,5 mil habitantes.

EM OUTRAS ÁREAS
Além de projetos e ações de proteção animal, a vereadora tem atuado em outras áreas e uma delas é a qualificação para o mercado de trabalho, através da escola móvel da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).

PRIMEIRA CANDIDATURA
Apadrinhada por Paulo Skaf, foi candidata à deputada estadual em 2018. Teve 4.410 votos. Skaf foi candidato a governador e obteve 4,2 milhões de votos, ante 4,3 milhões de Márcio França (PSB) e 6,5 milhões de João Doria (PSDB) no 1º turno.

OUTRA PRUDENTINA
Conforme já noticiado pelo Plantão e pela reportagem de O Imparcial, tem outra prudentina candidata: Sâmia Bomfim (PSOL), que busca a reeleição para se manter na Câmara Federal. Sua filiação e base eleitoral é em São Paulo, capital. 

ÂMBITO REGIONAL
Nestas eleições de 2022, são mais de 30 candidatos a deputado estadual e federal filiados em diretórios municipais de nove das 53 cidades que compõem a 10ª Região Administrativa, com sede em Presidente Prudente. 

EDUCAÇÃO FÍSICA
Aprovado pela Câmara de Prudente, requerimento do vereador Tiago Oliveira (PTB), que pergunta à administração municipal se existe projeto com a meta de contratar professores de educação física para todas as escolas.

Publicidade

Veja também