Prudentina é pesquisadora e professora da Texas A&M University, nos EUA

SINOMAR CALMONA

Mariana Janini pesquisa mecanismos de progressão de doenças, para desenvolver novos métodos de tratamentos

COLUNA - Sinomar

Data 04/03/2023
Horário 05:15

Mariana Janini, 34 anos, ex-aluna do ensino médio no Colégio Átomo (2006) e Fisioterapia pela Unoeste (formou-se em 2012), é docente e pesquisadora da Texas A&M University, nos Estados Unidos.
Filha de Márcia Janini e Miguel Junior Gomes, tem mestrado e doutorado em Fisiopatologia em Clínica Médica na Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (2013-2019). Em 2019, embarcou para Boston, EUA, onde realizou pós-doutorado em Pesquisa Cardiovascular na Faculdade de Medicina da Harvard (Brigham and Women’s Hospital / Harvard Medical School).
Desde o início de sua carreira como pesquisadora, Mariana dedica-se à pesquisa básica ou experimental, realizada em laboratório utilizando células e animais, com o objetivo principal de gerar conhecimento sobre os mecanismos de progressão de doenças e, com isso, melhorar o tratamento clínico ou desenvolver novos métodos de tratamentos. 
Atualmente é docente e pesquisadora da Texas A&M University, nos Estados Unidos. Suas responsabilidades incluem desenvolver projetos de pesquisa, extensão e atuar no ensino e orientação de alunos de graduação e pós-graduação. É responsável pela disciplina de Fisiologia do Exercício para cursos de graduação e lidera seu laboratório de pesquisa, cujo foco principal consiste em investigar o impacto do exercício físico regular na prevenção e tratamento das alterações musculares que ocorrem devido a doenças cardiovasculares.

DIA DO RIM
O Dia Mundial do Rim 2023 é celebrado em 10 de março, por meio do tema “Saúde Renal para Todos”. A campanha incentiva a pesquisa sobre a doença renal crônica, pois o contínuo e persistente desconhecimento sobre esta doença é demonstrável em todos os níveis de atenção à saúde.

BACALHOADA
O Rotary Club Presidente Prudente Sul retorna com a sua tradicional Bacalhoada no dia 1º de abril, a partir das 20h, no Buffet Andrea (Castelo). O subsídio arrecadado será destinado para a Unipode (União das Pessoas com Deficiência) e projetos sociais do clube. Os convites individuais, no valor de R$ 150, estão à venda, e podem ser adquiridos pelos telefones: (18) 99703-2919 (Rogério Mescolote) e 2104-6270 (Unipode).

RAPIDINHAS
...
Bem-vindo março, mês mais lindo do ano, nos traga paz e sabedoria para todos os desafios.
...
Neste mesmo dia, em 1870, terminava a Guerra do Paraguai. Em 1974, era inaugurada a Ponte Rio Niterói.
...
Isabel Rizzo, controler da Unimed Prudente, é voluntária no Carim e alerta: “A doença renal crônica afeta uma entre dez pessoas no mundo, mas sua progressão pode ser controlada”.
...
O Carim está em campanha para conscientizar as pessoas sobre a saúde dos rins, educar e alertar principalmente sobre a importância da prevenção, com o objetivo de reduzir a frequência, o impacto e os problemas associados à doença renal.
...
Os principais grupos de riscos da doença renal são os hipertensos, diabéticos, obesos, aqueles que têm histórico familiar de doença renal ou cardiovascular.
...
Cuidar da saúde de todo o organismo ajuda a proteger também a saúde dos rins! É muito importante que se conheça os fatores de risco da doença renal, pois evitá-los e tratá-los é a única maneira de prevenção.
...
O que mais tem nas redes sociais é gente atirando pedras e espalhando desinformação.
...
Ponto final: Deus bate com a esquerda e ampara com a direita.

Publicidade

Veja também