Prudentina que ficou tetraplégica após acidente em SC ganha cadeira motorizada

Equipamento foi entregue por centro de reabilitação da Lumen et Fides; Luciane Guidiu estava em uma van com ciclistas que colidiu contra caminhão em fevereiro de 2020

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 03/08/2022
Horário 14:04
Foto: Lumen et Fides
Além de Luciane (à direita), aposentado José Jorge de Oliveira (à esquerda) também foi contemplado com equipamento
Além de Luciane (à direita), aposentado José Jorge de Oliveira (à esquerda) também foi contemplado com equipamento

A Lumen et Fides, por meio do CER 2 (Centro Especializado em Reabilitação), referência em reabilitação física na região de Presidente Prudente, realizou na manhã da última sexta-feira, na sede da entidade, a entrega de duas cadeiras de rodas motorizadas.

Uma das contempladas foi Luciane Roberta Capelasso Guidiu, de 41 anos, que ficou tetraplégica após sofrer acidente de trânsito em fevereiro de 2020. Acompanhada de um grupo de ciclistas da região, ela estava em uma van que colidiu contra um caminhão na cidade de Rodeio, em Santa Catarina. Luciane foi socorrida em estado grave e ficou internada em um hospital de Blumenau (SC) até maio daquele ano, quando recebeu alta médica.

Para ela, o equipamento trará melhor qualidade de vida e outra forma de encarar as barreiras. "A cadeira motorizada traz a minha independência. Como não tenho a pegada dos dedos, não consigo empurrar a cadeira normal sozinha. Sou muito grata à Lumen e também a todos os profissionais de saúde que me acompanham", afirma.

Para o presidente da entidade, Geraldo Fernandes Néspoli Berardinelli, essa ação é motivo de alegria por permitir que duas pessoas que precisam sejam beneficiadas. "A cadeira motorizada oportuniza que eles se desloquem com mais autonomia, sem depender tanto do familiar. Acreditamos que isso elevará a autoestima e disposição e garantirá melhor qualidade de vida", expõe.

O segundo beneficiado foi José Jorge de Oliveira, que é aposentado e perdeu os movimentos das pernas. "Estou muito feliz com a nova cadeira. Passei por um treinamento realizado pelos fisioterapeutas do Centro Especializado em Reabilitação da Lumen para poder dirigi-la e agora vou poder andar na rua e ter mais independência para me locomover sozinho", declara.

Oferta gratuita

Por meio do CER, a Lumen também promove um serviço que oferece cadeiras de rodas e de banho para pessoas que apresentam restrições de mobilidade. Geraldo explica que quem se enquadrar neste perfil e estiver precisando de cadeiras de rodas e de banho deve se dirigir até uma UBS (Unidade Básica de Saúde) e agendar consulta. O médico desta unidade realizará a prescrição e encaminhamento para o CER.

"Quando esta prescrição chegar em nosso serviço, o fisioterapeuta ou terapeuta ocupacional realizará avaliação e medidas para a indicação do modelo e configurações adequadas de acordo com as necessidades do paciente. Assim, a cadeira será confeccionada na fábrica de forma personalizada”, destaca.

Publicidade

Veja também