PRUDENTINO FATURA TRÊS MEDALHAS EM COMPETIÇÕES

Vitórias em torneio fazem atleta do parabadminton almejar avanço no ranking mundial da modalidade

Esportes - PAULO TAROCO

Data 20/09/2017
Horário 13:03
Cedida/Mayara Bacarin, Prudentino levou o ouro no individual e dois bronzes nas duplas
Cedida/Mayara Bacarin, Prudentino levou o ouro no individual e dois bronzes nas duplas

Cada vez mais focado no ciclo olímpico iniciado em 2017, o paratleta prudentino do parabadminton, Rogério Júnior Xavier de Oliveira, segue contabilizando vitórias e pódios pelas competições internacionais na qual participa. Durante o 1º Torneio Brasil Internacional de Parabadminton, Rogério se sagrou campeão nas disputas individuais da categoria SL 4 (para atletas com comprometimento predominante dos membros inferiores), e, ainda, faturou dois bronzes nas disputas em duplas, categorias SL 3/ SL 4 (basicamente, com o mesmo comprometimento): na mista, ao lado de Danielle Araújo, de Brasília (DF), e nas duplas masculinas, ao lado de Luiz Henrique dos Santos, de Campinas (SP).

O significado das vitórias pode ir além do gostinho de subir ao pódio. Na última atualização do ranking mundial, Rogério subiu da 31ª para a 18ª colocação geral, após êxitos obtidos em uma competição internacional no Peru. Por isso, a expectativa é que, no próximo anúncio, Rogério esteja próximo das 10 primeiras colocações. Apesar das diretrizes não estarem ainda definidas, o ranking está ligado diretamente à obtenção de uma das vagas aos Jogos Paralímpicos de Tóquio, no Japão, em 2020.

Diante disso, Mayara Bacarin, treinadora de Rogério há cerca de três anos na equipe do Sesi (Serviço Social da Indústria), de Presidente Prudente, acredita que “a permanência do atleta entre os 10 primeiros do ranking poderá garantir uma vaga direta aos jogos”, ao término do ciclo, como explica.

Mayara ainda ressalta que os bons resultados do atleta em quadra são frutos de “uma evolução não só técnica e tática, mas também psicológica, de controle do nervosismo”, principalmente em competições importantes como essa, como diz também a treinadora.

A equipe do Sesi tem apoio do PAF (Programa Atleta do Futuro). Em Prudente, a modalidade esportiva é apadrinhada pelo jornal O Imparcial.

O Torneio Brasil foi realizado no último final de semana no Centro Paralímpico Brasileiro – Imigrantes, em São Paulo (SP).

 

Apesar das diretrizes não estarem ainda definidas, o ranking está ligado diretamente à obtenção de uma das vagas aos Jogos Paralímpicos de Tóquio, no Japão, em 2020

 

Mais competições

Rogério, a partir daqui, segue em fase de preparação à última etapa nacional, com data e local ainda indefinidos, mas que ocorrerá provavelmente em Fortaleza (CE), no começo do próximo mês de novembro. Atualmente, Rogério é o número um no ranking nacional da modalidade na categoria na qual pertence.

O prudentino também aguarda nos próximos dias a convocação da CBBd (Confederação Brasileira de Badminton), onde serão apontados os atletas que representarão o país no campeonato mundial da modalidade, no próximo dia 22 do mês de novembro, na Coreia do Sul.

Publicidade

Veja também