Prudentinos embarcam para Mundial de Atletismo Sub-20 em Nairóbi

Cremilson Julião Rodrigues integra a comissão técnica e Gabriel Luiz Boza está entre os 19 atletas que competirão do dia 17 a 22 de agosto

Esportes - OSLAINE SILVA

Data 12/08/2021
Horário 20:14
Foto: Wagner Carmo / CBAt
Jovem delegação do atletismo sub-20, antes do embarque para Guarulhos x Doha / Qatar x Nairobi / Quênia
Jovem delegação do atletismo sub-20, antes do embarque para Guarulhos x Doha / Qatar x Nairobi / Quênia

Missão oficialmente iniciada! Hoje, a CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo) embarcou com 19 atletas para Nairóbi, no Quênia. Passadas as disputas dos Jogos Olímpicos de Tóquio, e no intervalo da preparação para mais emoções com as Paralimpíadas, será realizado entre os dias 17 e 22 de agosto, o Campeonato Mundial de Atletismo Sub-20, que vai ocorrer em Nairóbi.
Presidente Prudente tem na seleção brasileira dois representantes da APA-SP/Semepp/Talento Olímpico: o jovem Gabriel Luiz Boza, 18 anos, atleta que vai disputar no salto em distância, que inclusive, foi o “melhor colocado do ranking mundial de toda a delegação”; e seu professor Cremilson Julião Rodrigues, técnico que foi convocado pela primeira vez para integrar a delegação brasileira ao lado dos outros três treinadores: João Evangelista de Sena Bonfim, Ricardo de Sousa Barros e Luis Gustavo Fonseca Consolino.
Desde segunda-feira, a delegação esteve no CNLDA (Camping Nacional de Treinamento Pré-Campeonatos Mundiais de Atletismo) Sub-20, em Bragança Paulista (SP), onde recebeu diversas orientações de ordem técnica/tática para o bom desempenho da missão que terá em Nairóbi.
“Realizamos treinamentos específicos e exclusivos com os atletas convocados, participamos de ação social no CNLDA, como plantio de árvores, muito bacana. Particularmente me sinto honrado e orgulhoso por fazer parte de mais essa delegação brasileira. Estou bastante confiante que coisas boas acontecerão”, disse Cremilson, na manhã de hoje, enquanto aguardavam na Prevent Senior, em São Paulo, a realização dos exames PCR obrigatórios para que pudessem viajar.

Celebração da vida

O presidente da FPA (Federação Paulista de Atletismo), Joel Lucas Vieira de Oliveira, que está chefiando a delegação, diz que está sendo uma experiência muito bacana, muito importante ver os atletas todos capacitados, preparados para a competição. E exalta todos os esforços que os treinadores e clubes fizeram para poder dar as condições aos atletas de chegarem até este momento. 

“AS COMPETIÇÕES SÃO UMA CELEBRAÇÃO DA VIDA. É UM MOMENTO ONDE A GENTE CONSEGUE VER O QUANTO QUE O SER HUMANO FOCADO E MOTIVADO PODE FAZER E ATÉ ONDE PODE CHEGAR”
Joel Lucas Vieira de Oliveira

Joel enfatiza que enxergam a ansiedade de todos os atletas, primeiro pela oportunidade única de competir e, segundo, porque têm que viver esse contexto dos cuidados que a pandemia exige de todos. Desde o translado do hotel, das reuniões, nos procedimentos recebidos da World Atletics, os cuidados têm sido redobrados. “Ficaremos em um hotel que funcionará como uma bolha da competição onde os atletas serão testados frequentemente e não poderão sair se não for para as competições, para garantir que não haja contágio nem dos nossos, nem de outros”, destaca.
Sobre a pandemia e o esporte, Joel salienta que é importante que a gente consiga superar. Ele menciona que a vacinação está chegando a todos no Estado de São Paulo e no Brasil. E a vida precisa voltar ao normal. “Então a gente considera que as competições são uma celebração da vida. É um momento onde a gente consegue ver o quanto que o ser humano focado e motivado pode fazer e até onde pode chegar”, ressalta. “Manter a preparação esportiva num momento tão delicado como esse foi um desafio gigantesco, mas os nossos atletas conseguiram vencer junto com seus treinadores e suas equipes. Estamos animados para viver mais essa experiência esportiva!”.

Foto: Cedida/Cremilson Rodrigues

Cremilson faz uma selfie com Gabriel Boza e Darlan Romani, 4° lugar no arremesso de peso em Tóquio

Cedida

Atletas participaram de ação social no CNLDA, como plantio de árvores

Foto: Chris Correa

Presidente da FPA, Joel Oliveira, com o querido Eronildes

Veja também