Prudentinos treinam para Pan em Natal

David e Emerson seguem para Natal e vestem a camisa verde a amarela do dia 15 a 23 de junho

Esportes - JULHIA MARQUETI

Data 17/06/2018
Horário 04:20
Cedida/ David Teles: Emerson, 13, e David, 5, foram os escolhidos para fazer parte da seleção do Pan
Cedida/ David Teles: Emerson, 13, e David, 5, foram os escolhidos para fazer parte da seleção do Pan

Ansiedade é o sentimento que percorre o corpo dos atletas de basquete, David Teles e Emerson Egéa Garcia. Ambos os jogadores prudentinos foram escolhidos para representar o Brasil nos Jogos Pan-Americanos da modalidade máster. O evento que ocorre em Natal (RN), do dia 15 ao dia 23 de junho, marca a primeira representação de David pelo Brasil, mesmo após 10 anos como profissional. Jogando pelo Brasil A, o grupo dos jogadores conta também com Argentina C (Lanus) e Equador. Já a primeira partida vestindo as cores verde e amarelo ocorre no dia 17, a partir das 19h30, contra o Equador.

Por contar com jogadores de todos os cantos do Brasil, a preparação para os jogos ocorre mais individualmente do que coletivamente. Devido a experiência dos atletas, isso não indica que, quando todos se juntarem, o resultado vai ser negativo. “A verdade é que a gente vem se preparando de forma individual, a equipe se reúne lá em Natal no dia 14 [de junho] e teremos dois treinos para alinhar a parte tática, mas o que conta muito é o nível alto dos jogadores”, explica David.

Para ele, o fato de representar o Brasil pela primeira vez é motivo para sentir uma ansiedade muito melhor do que antes da sentida. “Tive uma carreira de mais de 10 anos como profissional, ganhei título internacional de clubes jogando pelo Universo Brasília [Liga das Américas, fev 2009], mas vestir a camisa e representar o Brasil mesmo que por um Campeonato Master me deixa bem feliz”, destaca.

Sobre seu companheiro de equipe e também de seleção agora, David contou que Emerson está mais contente ainda, pela participação e por representar o país. “Está mais do que eu, ele é o grande entusiasta de tudo isso que vem acontecendo, desde o início do 3x3 até a convocação por conta do nosso bom desempenho”, enfatiza.

 

Últimas preparações

A equipe de basquete 3x3 Semepp/Instituto Edespp (Excelência Desportiva de Presidente Prudente), atual time de David e Emerson, participou do último final de semana da sétima etapa da Liga da ANB (Associação Nacional de Basquete) 3x3. Durante a fase de grupos, foram realizadas duas partidas, sendo uma vitória contra a equipe SP Atletas do Ano, por 21 a 17, e uma derrota para a equipe Bauru BKT, por 13 a 19. Pela combinação dos resultados da chave, o time se classificou em segundo lugar para o mata-mata, quando enfrentaram o Joinville Unisociesc conquistando outra vitória, por 21 a 19. Na semifinal, a segunda derrota da etapa aconteceu contra o Rio de Janeiro, por 18 a 20, quando foi encerrada a participação dos prudentinos.

Desta vez, pelo 4º Circuito Paulista, que ocorreu no Ceret (Clube Esportivo Recreativo do Trabalhador), em São Paulo, os resultados não foram tão ruins, porém, renderam um gosto amargo ao final, após de duas derrotas. Com a quarta colocação no geral, a equipe segue viva na Liga. “Mas tenho certeza que poderíamos ter avançado na competição, nosso último jogo contra a equipe carioca, nós tivemos a chance nos últimos segundos de empatar, além de ter se mantido na frente durante grande parte da partida”, lamenta. Pelo lado positivo, a volta do jogador Fabiano, que estava fora há três meses, foi comemorada. “É um jogador que tem características diferentes dos outros três”, destaca.

 

 

((OLHO))

“Tive uma carreira de mais de 10 anos como profissional, ganhei título internacional de clubes jogando pelo Universo Brasília [Liga das Américas, fev 2009], mas vestir a camisa e representar o Brasil mesmo que por um Campeonato Master me deixa bem feliz”

David Teles,

jogador de basquete máster

 


 

Publicidade

Veja também