Psicologia e pandemia

OPINIÃO - Regina Gioconda de Andrade

Data 27/08/2020
Horário 04:26

Hoje, 27 de agosto, é aniversário da promulgação da lei que regularizou a formação e a profissão de psicologia no Brasil, área que busca a compreensão acerca de como o ser humano cria a sua história. E o papel do psicólogo é utilizar essa ciência para conduzir à autodescoberta e à compreensão sobre as dificuldades e o relacionamento com o “mundo interior e exterior”. 
Segundo o Conselho Federal de Psicologia, existem mais de 378 mil profissionais no país, e acredito que seja uma boa oportunidade para refletir sobre suas contribuições, visto que é uma ciência que pode ajudar em variados âmbitos. Mas vou tratar especificamente do momento atual, nos processos de enfrentamento da pandemia, pois além das questões técnicas, a formação humana é prioridade desde o início do curso. 
Em tempos de crise, precisamos reconhecer a nossa insuficiência e encarar como oportunidade de olharmos para nós mesmos, aproveitando a situação para possíveis mudanças. Lidar com a solidão, incertezas e inseguranças, o medo da contaminação e do desemprego, os aspectos psicológicos do isolamento, as mudanças de hábitos e as implicações emocionais decorrentes, e o cuidado com a repercussão desses fatores na saúde mental.

Em tempos de crise, precisamos reconhecer a nossa insuficiência e encarar como oportunidade de olharmos para nós mesmos

Podemos dizer que assim que tivermos uma vacina, o aspecto viral da pandemia estará próximo de um controle, porém, o sofrimento psíquico não terá seu término. O momento é de cuidado, de buscar conexões positivas, desenvolver formas de enfrentamento que potencializem o que o ser humano tem de melhor, buscar sensações afetivas, de pertencimento, união e solidariedade. É importante a proximidade afetiva com familiares e amigos, mas se conectar com especialistas é fundamental para lidar com sofrimentos e problemas mais profundos. 
Por isso, é importante olhar para o momento atual e encontrar esse equilíbrio interior para se preparar para os dias que ainda estão por vir. Saúde mental é muito importante! Pelo complexo trabalho que desempenham, temos que reverenciar a dedicação e o compromissodos profissionais desta área. Feliz Dia do Psicólogo!

 

Publicidade

Veja também