Psicologia e sua importância na atualidade

OPINIÃO - Fabiane Rizo Salomão

Data 27/10/2023
Horário 05:00

A psicologia é a ciência que estuda o desenvolvimento do psiquismo humano e possui conhecimentos teóricos que possibilitam a compreensão dos processos mentais que induzem os comportamentos dos indivíduos. A palavra psicologia significa “estudo da alma”, o que nos faz entender o quanto o conhecimento produzido pela psicologia alimenta as fantasias do imaginário popular. 
No entanto, como ciência, a psicologia se constitui de muitas perspectivas, como a cognitivista, comportamentalista, analítica, gestaltista, psicanalista, humanista, histórico-cultural dentre outras. A psicologia, por sua vez, atua em diversas áreas como a clínica, escolar, hospitalar, organizacional, jurídica, social-comunitária, esportiva e outras. 
Com este vasto campo de estudos e atuação, a psicologia como ciência nos oferece muitas contribuições e torna-se inegável sua importância na atualidade, quer seja no âmbito da atuação individual ou grupal. No âmbito clínico, o psicólogo auxilia o indivíduo no processo de autoconhecimento, possibilitando equilíbrio psicológico e desenvolvimento de recursos subjetivos para enfrentar situações de crise, perdas e outras dificuldades pessoais. 
No contexto educacional, a psicologia exerce papel relevante como mediadora nas relações interpessoais entre estudantes, professores e familiares, além de atuar ressignificando as queixas escolares de estudantes. Na promoção da saúde, não podemos deixar de ressaltar a importância da psicologia na área hospitalar, assim como nas empresas e instituições sociais. 
Diante desse momento histórico no qual a sociedade encontra-se cada dia mais agitada, interagindo em ritmo acelerado, por meio de relações virtuais e se encantando com inteligências artificiais, temos visto um aumento de sintomas de ansiedade, depressão, pânico, transtornos alimentares dentre outros que causam sofrimento psíquico aos indivíduos. Tais fatos, necessariamente, precisam da intervenção da ciência psicológica e do profissional psicólogo para nos apontar caminhos e mostrar formas de nos conhecermos e nos relacionarmos de forma humana, afetiva e positiva, pois todos os seres humanos precisam viver e realizar-se na relação consigo mesmo e com os outros. 
A psicologia, portanto, como ciência que estuda a alma, pode nos indicar que tudo vale a pena desde que a alma não seja pequena, como nos ensinou Fernando Pessoa.
 

Publicidade

Veja também