PUM sedia classificatória do Paulista de Caratê

No ano passado, o município sediou duas etapas, sendo uma válida para o Paulista de 2014 e a outra destinada ao campeonato de 2015.

Esportes - Jefferson Martins

Data 14/03/2015
Horário 10:47
 

Cerca de 250 atletas, entre crianças, adolescentes e adultos, participam hoje, a partir das 8h, no PUM (Parque de Uso Múltiplo), da 4ª e última etapa classificatória do Campeonato Paulista de Caratê, nas modalidades katá (luta imaginária) e kumitê (combate). Os oito melhores de cada categoria avançam às finais, que serão realizadas em duas datas, no mês de abril: 4 e 5, em São Paulo, terá o Paulista Kids (crianças) e Sênior, enquanto as decisões do júnior, sub-21 e veteranos ocorrem no dia 11, mas ainda sem local definido.

De acordo com o diretor da 5ª Delegacia Regional da FPK (Federação Paulista de Karatê), Paulo José Villalva Martins, esse é um evento tradicionalmente promovido na cidade. "Presidente Prudente costuma realizar essas competições. São tão importantes, que em 2015, vamos fazer duas etapas. A outra será dia 26 de setembro, por ser o mês de aniversário da cidade, porém já será correspondente a classificatória ao ano de 2016", afirma. No ano passado, o município sediou duas etapas, sendo uma válida para o Paulista de 2014 e a outra destinada ao campeonato de 2015.

Villalva ressalta também que o fato de ocorrer paralelamente a disputa da seletiva nacional 1 (sub-14, cadete, júnior e sub-21), em Campina Grande (PB), entre ontem e hoje, para o Sul-Americano em Santiago, no Chile, que será de 5 a 7 de junho, não prejudicará nenhum dos atletas. "As datas se coincidiram, porém caso eles vençam lá, irão conquistar a vaga no Paulista e para a seleção e, com isso, será uma vitória dupla", pontua.

 

Participantes ativos


O diretor regional revela que os inscritos na classificatória do PUM são, além da região de Presidente Prudente, de Bauru, Marília e Ourinhos. O presidente da federação, José Carlos Gomes de Oliveira, acompanhará as lutas e a abertura. A idade mínima para competir é de 5 anos e a máxima é de 46.

Além da etapa prudentina, outras três já foram realizadas: em 21 de fevereiro, em Praia Grande; 28 do mês passado, em Agudos, e no dia 7 de março, em São Paulo. A Associação Quissi confirmou a presença de 12 caratecas na competição. Por sua vez, a equipe Semepp/Projeto Aquarela/SAS contará com 54 atletas, 37 do elenco de alto rendimento e 17 da escolinha.
Publicidade

Veja também