Quadras de 3 escolas de Rancharia e cozinha-piloto são reformadas

REGIÃO - OSLAINE SILVA

Data 07/02/2024
Horário 07:17
Foto: Cedida
Planejamento com professores de Álvares Machado
Planejamento com professores de Álvares Machado

Faz parte da preparação de início de ano letivo de Ranchariaa limpeza geral, ou "limpeza pesada", das unidades de ensino municipal, além do planejamento realizado de modo conjunto com todos os professores e equipe gestora. “Na primeira semana de aula, os servidores da Educação sempre preparam o ambiente e desenvolvem atividades de acolhimento. Além disso, é realizado o fechamento da quadra das escolas Luiz Dorini, Júlio Lucant e Dona Miloca, além da reforma da cozinha-piloto”, expõe o Departamento de Educação.

Em breve, todos os alunos e professores receberão kits de material escolar. “Outra aquisição que logo teremos para distribuir é o uniforme escolar. Aquisições como livro literários e pedagógicos também fazem parte do planejamento e são distribuídos aos alunos para uso e auxílio no desenvolvimento das atividades pedagógicas”, acentua o departamento.

Já em Santo Anastácio, a criançada, em torno de 1,4 mil alunos, retomou as atividades nesta terça com acolhida com cartazes de boas-vindas e atividades recreativas. Leila Corsaletti, 60 anos, secretária de Educação do município, cita que posteriormente o kit escolar e uniforme serão entregues.

Emilianópolis

Igualmente neste dia 6, começou o ano letivo em Emilianópolis. A estimativa do número de matriculados na educação infantil 1 e 2 é de 150 alunos e no ensino fundamental, anos iniciais e finais, 289.

“As unidades foram pintadas com temáticas sobre diversidade, inclusão, os espaços reorganizados, houve a aquisição de materiais didático e brinquedos novos. Oferecemos kits escolares e uniformes para todos os alunos da rede municipal”, exalta Edicleia da Silva Cuschenier Duarte, dirigente municipal de Educação.

Álvares Machado

A vizinha Álvares Machado também teve seu calendário letivo iniciado nesta terça. De acordo com a diretora de Educação da cidade, Valdirene Gimenes Carvalho Cristófano, o sistema municipal está até o momento com 3.548 alunos matriculados.

E para recepcioná-los, alguns serviços fundamentais foram executados nas unidades, como limpeza das caixas d’água, dedetização, manutenção predial, elétrica e dos parques, roçagem, compra de material didático como apoio de língua portuguesa e matemática. Além do planejamento e formação com todos os profissionais da rede municipal. “Entregaremos uniforme e kit escolar às nossas crianças”, frisa a diretora de Machado.

Ribeirão dos Índios

No município, a volta às aulas é nesta quarta para receber, por enquanto, 216 alunos. “Melhorias, como instalação de ar-condicionado em todas as salas de aula foram feitas. E os professores estão participando desde segunda de formação. Todos os alunos receberão o kit com material escolar. Quanto aos uniformes será tirada a medida das crianças e então mandaremos confeccionar em seguida”, salienta Rivania Bortolan, que é a coordenadora do Departamento de Educação Cultura e Esportes da cidade.

Fotos: Cedidas

Rivania Bortolan, de Ribeirão dos Índios, conta que todas as salas de aulas receberam ar-condicionado

Publicidade

Veja também