Na manhã de sexta-feira (12/12), enquanto milhares de estudantes aguardavam com ansiedade, a divulgação da lista de aprovados do vestibular do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) trouxe um motivo especial de orgulho para Presidente Prudente. Entre os 180 convocados para ingresso em 2026, estava o nome de João Victor Agamenon Corrêa de Souza, 20 anos, que transformou persistência em conquista.
Desde cedo, os números, as equações e os desafios científicos já indicavam o caminho: medalhista olímpico em Matemática, Física e Astrofísica, chamou a atenção de algumas das principais instituições preparatórias do país.
As conquistas lhe renderam bolsas integrais para concluir o 3º colegial em três escolas de excelência: o Colégio Poliedro, em São José dos Campos, o Colégio Farias Brito e o Colégio Ari de Sá, ambos em Fortaleza. A escolha foi estratégica — e simbólica. Em janeiro de 2023, João Victor mudou-se para São José dos Campos e concluiu o ensino médio no Poliedro, já próximo do campus onde seu sonho ganharia forma.
ENTRE APROVAÇÕES E ESCOLHAS
O caminho até o ITA não foi imediato, mas foi consistente. Em 2024, veio a aprovação no Instituto Militar de Engenharia, no Rio de Janeiro. Apesar do resultado expressivo, João Victor preferiu esperar. O ITA seguia sendo o objetivo central.
Em 2025, novas confirmações de que estava no rumo certo: aprovado novamente no IME, classificado também no ITA e ainda convocado para a segunda fase da Universidade de São Paulo, no curso de Engenharia Aeronáutica, com nota 9,5 na primeira fase. Desta vez, não houve dúvida. Com a vaga garantida no ITA, optou por não seguir adiante no processo da USP.
UM VESTIBULAR PARA POUCOS
O vestibular do ITA é considerado um dos mais rigorosos do país. Em 2026, foram 10.043 inscritos, com apenas 144 aprovados pela ampla concorrência e 36 por cotas raciais, vindos de 14 cidades brasileiras. A seleção ocorre em três fases: provas objetivas, avaliações dissertativas e redação, seguidas por inspeção de saúde, exames psicológicos e outras etapas eliminatórias.
O ingresso oficial de João Victor no ITA aconteceu em 14 de janeiro de 2026, no campus localizado no DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial), em São José dos Campos.
MENSAGEM PARA QUEM SONHA
Com a serenidade de quem enfrentou anos de estudo intenso, João Victor resume o sentimento ao conquistar a vaga tão desejada: “Escolhi essa faculdade por ser a melhor de engenharia do Brasil, e tenho certeza de que terei muitas portas abertas para mim.”
E deixa um recado direto para quem pretende seguir o mesmo caminho: “Comece e persista. Vai ser difícil, você vai querer desistir, porém, se você quer entrar nesse curso, é seu dever ter resiliência e passar por tudo que for necessário.”
RAPIDINHAS
...
Bom dia: "Diga-me, por favor, que horas são para eu saber que estou vivendo nesta hora". (Clarice Lispector)
...
Cães e gatos sofrem com obesidade, pressão alta e diabetes, alerta um veterinário, amigo desta coluna. De acordo com o profissional, o grande perigo da obesidade é a deterioração da saúde e do bem-estar dos animais.
...
Os cães e gatos são considerados obesos quando ultrapassam em média 20% do peso considerado ideal de acordo com a estrutura de cada bicho. Quanto melhor a forma física do animal, mais tempo ele viverá.
...
De acordo estudo alemão, muito barulho aumenta o risco do enfarte.
...
Todo mundo deveria montar um coletor de água da chuva em casa para economizar no consumo e na conta de água.
...
Muito orgulho em fazer parte da história do jornal O Imparcial, que completou 87 anos na segunda-feira.
...
Ponto final: As pessoas gentis conseguem melhorar o mundo.