Quarentena não é desculpa para sedentarismo

EDITORIAL -

Data 14/08/2020
Horário 04:50

Com academias fechadas e aglomerações proibidas, a vida dos apaixonados por esportes mudou completamente nesta pandemia, tanto para quem prefere assistir, como para quem gosta de praticar alguma modalidade. Além das competições transmitidas na TV, que ficaram muito tempo interrompidas, os praticantes – principalmente de atividades que exigem contato físico – ficaram sem ter como continuar os treinos de rotina. Atletas vendo disputas serem adiadas ou canceladas. Para não perder o foco e nem o ritmo, muitos têm se virado como podem, até mesmo com aulas ou treinamentos on-line.
O importante é não parar. E algumas iniciativas têm contribuído pra isso. Nesta semana, por exemplo, a Secult (Secretaria Municipal de Cultura) de Presidente Prudente divulgou e realizou um processo seletivo, visando a participação de interessados no Festival de Capoeira em Casa. 
O evento, que será transmitido no dia 22 deste mês, às 16h, por meio da plataforma do Facebook/culturaemprudente, no Teatro Paulo Roberto Lisboa do Centro Cultural Matarazzo, visa não só resgatar as tradições da capoeira, essa arte que mistura luta, esporte, música, cultura popular e dança, mas também, e, principalmente, fomentar o trabalho dos profissionais da área (mestres, contramestre, professores e/ou instrutores), que também sofrem os efeitos da pandemia da Covid-19. O regulamento prevê que 40 capoeiristas receberão um cachê artístico cultural de R$ 200 cada.
O festival será dividido em três etapas: 16h às 17h – musicalidade e palestras; das 17h às 18h – prática com apresentações de solo e duplas; e das 18h às 19h – apresentações livres. Para quem vai participar, uma oportunidade de mostrar seu talento e se exercitar; e para quem vai assistir, quem sabe a descoberta de uma nova paixão? Ou um pontapé para começar uma atividade física ou, pelo menos, uma caminhada?
Mesmo com a grande quantidade de informações sobre os benefícios das atividades físicas, divulgadas constantemente pela mídia, é cada vez menor o número de brasileiros que se exercitam regularmente. A falta de tempo, de paciência e agora até mesmo a quarentena, estão entre as desculpas da maioria, que diz saber da importância, mas continua contribuindo, sem a prática de exercícios, para o alto índice de sedentarismo no país.
No mês passado, noticiamos a realização do 1º Festival Interestadual Virtual de Shiai Kumite. Organizado pela Shiratomi Karatedo e Boto Dojo, o evento contou com a presença de 46 caratecas de três Estados, que enviaram suas demonstrações de lutas por vídeos. Sem dúvidas, atividades como esta e a da Secult, que incentivam a prática do esporte, são extremamente bem vindas, em tempos de pandemia ou não. 
 

Publicidade

Veja também