Quaresma: Uma caminhada de preparação à ressurreição

Período de fazer uma análise de nossa vida e vivenciar esse tempo de purificação para experienciarmos uma nova vida; deixarmos de lado o homem velho e assumirmos o novo da nossa existência

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 02/03/2022
Horário 06:04
Foto: Pascom / Nossa Senhora do Carmo
Período quaresmal inicia neste dia 2 com a Quarta-feira de Cinzas
Período quaresmal inicia neste dia 2 com a Quarta-feira de Cinzas

Hoje, tem início com a Quarta-feira de Cinzas, a Quaresma que, segundo explica um dos párocos da Nossa Senhora do Carmo, mais conhecida como igreja Maristela, padre Rodrigo Gomes de Moreno, é uma caminhada de preparação à Ressurreição. 
Ele expõe que “são 40 dias que nos rememoram a um tempo de purificação. Lembra dos 40 dias do dilúvio, dos 40 dias que Moisés e Elias ficaram no monte em oração. Lembra os 40 anos de caminhada do povo hebreu pelo deserto até chegar à Terra Prometida. Lembra os 40 dias em que Jesus também esteve recluso em oração antes de vivenciar os acontecimentos da paixão, morte e ressurreição. 
“Então é uma caminhada para realmente fazermos uma análise de nossa vida e vivenciarmos esse tempo de purificação para experienciarmos uma nova vida. Deixarmos de lado o homem velho e assumirmos o homem novo da nossa existência”, destaca padre Rodrigo.
Tanto na Quaresma quanto no período do Advento, a cor utilizada pelos religiosos nesse período é o roxo. “Esta cor litúrgica nos rememora a um tempo de espera para celebrarmos a vida. No caso do Advento é um tempo de espera para celebrarmos o nascimento de Jesus. No tempo quaresmal um tempo de espera, de esperança para vencermos a morte e celebrarmos a vida por excelência que é a ressurreição”, acentua.
O número 40 é simbólico que nos traz a um período transformador. É deixar de lado situações de morte para assumirmos agora uma nova vida, uma terra prometida onde todos nós devemos habitar. Tempo de ressurreição e tempo de vitória sobre a morte.

“ENTÃO JÁ QUE NÓS SOMOS SERES DA RESSURREIÇÃO, A IGREJA VIVE DO RESSUSCITADO, NÓS PRECISAMOS TAMBÉM VIVENCIAR COM ELE, POR ELE E NELE ESSE PROCESSO ATÉ CONTEMPLARMOS A PÁSCOA”
Rodrigo Gomes de Moreno

Padre Rodrigo frisa que os cristãos vivem da ressurreição, a igreja precisa ser elemento de vida e por isso a cruz é apenas a passagem. “É o elemento que nós observamos que realmente fez com que Jesus passasse por ela e não ficasse apenas nela. Mas que também celebrasse a sua vitória. Então já que nós somos seres da ressurreição, a igreja vive do ressuscitado, nós precisamos também vivenciar com Ele, por Ele e NEle esse processo até contemplarmos a Páscoa”, pontua.

Confesse, jejue e seja caridoso!

Padre Rodrigo diz que tem várias práticas que auxiliam nestes 40 dias, como as confissões, a Eucaristia diária, orações de intimidade para com Deus. E a maior parte das comunidades realiza também a via sacra que nos faz lembrar o percurso de Jesus com a cruz, a Via-crúcis, desde sua condenação até a ressurreição.
Três pilares orientativos, também segundo a Palavra de Deus é a oração, o jejum e a caridade. Oração: intimidade, diálogo, proximidade com Deus. Tudo isso através de um propósito constante de estarmos vivenciando esta proximidade para com Ele. O jejum: não é apenas abster-se de carne, de um alimento que gostamos. É exatamente retirar de nós aquilo que não nos faz tão bem. Por exemplo, posso fazer um jejum de palavras não caridosas, de julgamentos que muitas vezes cometemos, de não julgar a ninguém, posso até não comer alguma coisa, mas reverter aquilo que muitas vezes deixei de gastar financeiramente e doar a uma pessoa que necessita. 
“E no sentido da caridade, olharmos também ao nosso redor qual a necessidade do nosso irmão, na vida da comunidade onde eu posso também ser um pouco mais caridoso e fraterno naquilo que me proponho a realizar”, frisa o sacerdote.

Pascom / Nossa Senhora do Carmo

Tanto na Quaresma quanto no Advento, a cor utilizada pelos religiosos nesse período é o roxo


A igreja precisa ser elemento de vida e por isso a cruz é apenas a passagem

Publicidade

Veja também