Quatro atletas da região disputam os Escolares da Juventude

Competições serão realizadas entre os dias 12 e 21 de setembro, em Curitiba (PR), com dois competidores de Osvaldo cruz, um de Adamantina e um de Presidente Prudente

Esportes - PAULO TAROCO

Data 30/08/2017
Horário 13:24

Quatro atletas da região foram convocados para representar o Estado de São Paulo na etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude da categoria mirim (para atletas entre 12 e 14 anos de idade). As competições serão realizadas entre os próximos dias 12 e 21 de setembro, em Curitiba (PR). A etapa nacional dos Jogos Escolares é organizada pelo COB (Comitê Olímpico Brasileiro).

São Paulo definiu os representantes do Estado após o encerramento da fase estadual do Jeesp (Jogos Escolares do Estado de São Paulo), que ocorreu nos últimos dias 19 e 20, em Praia Grande (SP) e reuniu os vencedores das fases sub-regionais e regionais, realizadas sucessivamente desde o começo deste ano. A lista oficial foi divulgada pela Selj (Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo), no último final de semana. Nela, estão os nomes dos vencedores da etapa estadual que representarão o Estado em oito modalidades esportivas. Entre eles, estão os nomes de quatro atletas da região, sendo dois de Osvaldo cruz, um de Adamantina e um de Presidente Prudente.

Júlio Barbosa, da Escola Cristã, de Adamantina, representará o Estado nas provas do atletismo, pelo arremesso de peso e lançamento de disco. Da Escola Estadual Benjamin Constant, de Osvaldo Cruz, João Pedro da Silva defenderá os paulistas também nas provas do arremesso de peso e lançamento de disco. Também de Osvaldo Cruz, Kaio Vinicius marcará presença no salto em altura e no revezamento 4x75 metros. João Victor Belo de Sena, do Colégio Criarte, de Presidente Prudente, representará São Paulo no pentatlo, prova que agrega as disputas do salto em distância, salto em altura, arremesso de peso, lançamento de dardo e corrida, ainda a definir qual delas integrará a prova em Curitiba.

 

Nos passos do pai

O convocado prudentino, Joao Victor, 14 anos, é filho do ex-velocista da cidade Inaldo Sena. O pai conta que o interesse do filho pelo atletismo aconteceu tardiamente, mais especificamente neste ano “quando decidiu representar Prudente na etapa regional dos Jogos, em Bauru, e garantiu a vaga à fase estadual”, segundo Inaldo Sena.

A inspiração de João Victor não veio apenas do pai, uma vez que a irmã, Maria Victória Belo de Sena, também é integrante da equipe de base do atletismo prudentino, treinada por Inaldo e Eliseu Sena. Além das dicas do pai, o representante do pentatlo paulista no Paraná tem treinado três vezes por semana, sob o comando de Clemílson Julião Rodrigues, visando à etapa nacional dos Escolares.

Mesmo com os bons resultados no atletismo em curto espaço de tempo, Inaldo Sena conta também que João Victor não abandonou outra paixão esportiva, o basquete. “Acredito que enquanto ele estiver na categoria mirim consiga conciliar os dois esportes sem problemas. A partir disso acho difícil, é o que falo para ele. Mas a decisão é dele e não fico pressionando a nada”, comenta.

Veja também