QUE DEUS ILUMINE SEU VOTO

Charanga Domingueira

COLUNA - Charanga Domingueira

Data 07/10/2018
Horário 04:58

Este será um domingo memorável e que se integrará de forma irremovível na vida dos brasileiros. Não me lembro de um período tão conturbado e tão pleno de acontecimentos tão complexos na vida do país. Acompanho eleições desde minha distante infância e muito embora tenhamos vivido momentos onde as mesmas foram ceifadas ilegalmente do calendário jamais vimos um país tão dividido e dominado por tantos fatos complexos e de incompreensível aceitação. O Brasil, infelizmente, dividiu-se de forma esdrúxula e é inegável que o perigo ronda a nação com as eleições desta data.

A democracia continua sendo o sistema de governo mais aceitável mesmo que com todos os defeitos que lhe foram sendo imputados ao correr dos anos. Democracia significa alternância de poder, diferentes formas adotadas para se encontrar o caminho ideal a favor de todos. Em nosso país assim não tem sido e nossos governantes o que mais desejam é se eternizar em seus postos de mando. As eleições que o país viverá hoje trazem a possibilidade de reencontrarmos nossos caminhos mesmo com os estragos produzidos pelos maus governos nas esburacadas estradas da vida brasileira. O problema não é somente nosso.

O mundo está vivendo uma rotação inesperada e mudanças violentas estão acontecendo em muitos países. Não são muitos os que seguem roteiros verdadeiramente democráticos como Nova Zelândia, Austrália, Noruega e outros poucos. A própria Suécia, até outro dia padrão de vitalidade de princípios balança em suas crenças políticas. A democracia nasceu sim na Grécia, mas é preciso lembrar que só proprietários de terras e de escravos compunham os conselhos que ditavam as regras.

Era uma democracia dos gregos para os gregos e os estrangeiros compunham uma escumalha desprezível o que não se coaduna com o que entendemos como princípios democráticos. Ao longo de tantos séculos tudo foi se modificando e ainda é recente os episódios execráveis vividos com nazismo, com fascismo, com comunismo. O mundo está em constante rotatividade e a realização periódica de eleições é a oportunidade que temos para buscar melhores caminhos.

O brasileiro está vivendo esse momento. Que seja iluminado neste domingo e que possamos ver no resultado das urnas uma abertura ou o inicio de uma jornada de recuperação para um país que tanto tem sofrido com maus governos. Este é um desejo e um apelo. Que Deus o ilumine na hora do voto. E é também uma despedida. Depois de muitos anos de ininterruptas edições a Charanga hoje se despede. Com o melhor desejo de que um Brasil melhor surja a partir daquilo que as urnas nos mostrarem.    

Publicidade

Veja também