Que venha a Lusa: Grêmio Prudente garante vaga com golaço de falta e gol contra bizarro  

Em teste pra cardíaco, Carcará avança ao mata-mata da Copa Paulista em empate dramático por 2 a 2 contra o São Bento, em Sorocaba; duelo nas quartas será contra a Portuguesa

Esportes - DA REDAÇÃO

Data 04/09/2023
Horário 20:24
Com o empate de domingo, fora de casa, diante do São Bento, Carcará avançou ao mata-mata da Copa Paulista
Com o empate de domingo, fora de casa, diante do São Bento, Carcará avançou ao mata-mata da Copa Paulista

Não faltou emoção e o futebol caipira beirou o surrealismo na manhã de domingo no Estádio Walter Ribeiro, em Sorocaba (SP), na última rodada da fase de grupos da Copa Paulista
Na bacia das almas, o Grêmio Prudente conseguiu a classificação para as quartas de final da copa estadual após empatar em 2 a 2 o movimentado duelo contra o São Bento por meio de um gol contra bizarro do zagueiro Douglas, do Bentão, aos 42 minutos do segundo tempo. 

Ao final dos 90 minutos mais acréscimos, o destino sorriu para o Grêmio Prudente. Com uma virada surpreendente por 3 a 2 do MAC (Marília Atlético Clube) sobre o Mirassol, o alviceleste da terra da bolacha avançou em 2º. 

Carcará e Leão da Alta Araraquarense empataram em número de pontos (14), vitórias (4), saldo de gols (4), gols-pró (12) e gols sofridos (8), no entanto, o fair play falou mais alto e o Grêmio Prudente avançou para a próxima fase por conta do número menor de cartões vermelhos em relação ao Mirassol: Grêmio Prudente 2 x 3 Mirassol. 

Os gols e a classificação

Pouco mais de 420 pessoas estiveram reunidas no Estádio Walter Ribeiro, em Sorocaba, para acompanhar o duelo entre São Bento e Grêmio Prudente pela última rodada da fase de grupos da Copa Paulista, que foi disputada de forma simultânea em outros oito estádios do Estado de São Paulo. 

Em Sorocaba, com a bola rolando, o Grêmio Prudente teve a primeira chance do duelo com o atacante Madalena, no entanto foi o Bentão que chegou ao gol adversário com mais perigo e, na sequência, abriu o placar. Ruan, que minutos antes havia perdido a chance de abrir o marcador frente a frente com Luiz, avançou pela direita da área e cruzou. Dois jogadores do time da casa apareceram bem posicionados na entre a zaga gremista: por baixo, Cristiano tentou uma puxeta, porém, foi por cima e de cabeça, que o camisa 9 Raí obteve sucesso para colocar a bola na casinha: São Bento 1 x 0 Grêmio Prudente. 

O Grêmio Prudente não esmaeceu e se lançou ao ataque. Pela esquerda, Leocovik avançou com liberdade, cruzou no centro da área, a bola bateu em um marcador do Bentão, na sequência, o centroavante Thiago Rubim tentou dominar, a pelota resvalou na canela do camisa 11 e ficou limpa para Madalena – centralizado um passo à frente da marca do pênalti - finalizar de canhota e perder mais um gol cara a cara com o goleiro. 

Melhor no jogo, o Carcará chegou ao empate com um golaço de falta de Leocovik aos 49 da primeira etapa, que teve seis minutos de acréscimo. O volante Rodrigo recebeu a bola no campo de defesa gremista, tirou um marcador da jogada, puxou o contra-ataque e lançou Thiago Rubim. O centroavante recebeu a pelota, tentou escapar de um marcador no X1 e aos trancos e barrancos foi derrubado próximo da área adversária. Leocovik pegou a bola, o meia Tatá se juntou a ele, porém foi ala/lateral-esquerdo, que, tomou maior distância na cobrança. Após o apito do árbitro, Leocovick correu e acertou um petardo de canhota a la Roberto Carlos no ângulo esquerdo do goleiro Paulo Victor, a bola viajou e estufou a rede do Bentão: São Bento 1 x 1 Grêmio Prudente.

No segundo tempo, a peleja continuou movimentada. O Grêmio teve duas chances a partir de bolas paradas no escanteio pela direita. O São Bento esboçava reação na puxada de contra-ataques. Em um deles, aos 26 minutos da etapa final, os donos da casa saborearam a virada quando o meia-atacante Renan Oliveira, que havia entrado cerca de dez minutos antes, puxou jogada no meio de campo, tabelou com um parceiro de ataque e, de fora da área, chapuletou de trivela. Luiz nada pode fazer e viu a bola morrer na bochecha da rede: São Bento 2 x 1 Grêmio Prudente. 

Após o gol do Bentão, o duelo ficou catimbado. Naquela altura, o time da casa estava vencendo sua primeira partida na Copa Paulista. Os ânimos vieram a flor da pele a partir dos 32 minutos. O atacante do São Bento, Cristiano, e o zagueiro do Grêmio, Lucas Costa, se desentenderam após uma dividida no campo de ataque do Bentão. O desentendimento entre os atletas gerou um princípio de “cenas lamentáveis” e um “bololô” se armou a partir dali com a turma do “deixa disso” tentando apaziguar a situação. Ao final da confusão, o camisa 13 do São Bento, Dogão, que estava na reserva, foi expulso. 

Com os ânimos apaziguados, Fesan lançou o Grêmio no modo “ataque total”. O Carcará pressionou o time da casa e chegou ao empate num gol contra cujo o tento pode ser expressado em mais de um adjetivo: do “estranho” ao “bizarro”. Dentro da área, o atacante Felipinho recebeu bola enfiada do centroavante Thiago Nonato, gingou pra cima de um marcador, foi efetivo no drible e finalizou de direita. O goleiro Paulo Victor defendeu e no rebote, o zagueiro Douglas - sem freio - serviu de camisa 9 do Carcará e mandou a bola contra o próprio patrimônio: São Bento 2 x 2 Grêmio Prudente.  

Após o gol, pairou a dúvida de quem estava avançando ao mata-mata já que em Mirassol, o time da casa estava perdendo para o Marília por 3 a 2 e empatava em todos os critérios com o Grêmio Prudente, menos no de cartões vermelhos. No apito final, a dúvida já estava desfeita e o Gavião Carcará, por ter um cartão vermelho a menos que o Mirassol, fez história garantindo a vaga no mata-mata da Copa Paulista em sua primeira participação no torneio. 

MELHORES MOMENTOS 
Confira os melhores momentos de São Bento 2 x 2 Grêmio Prudente: 

Que venha a Lusa!

Hoje, a FPF (Federação Paulista de Futebol) divulgou as datas e horários dos confrontos de das quartas de final da Copa Paulista. O adversário do Carcará é a tradicional Portuguesa de Desportos: neste sábado, às 16h, Grêmio Prudente e Lusa se enfrentam no jogo de ida no Estádio Paulo Constantino, Prudentão; na volta, no sábado da semana que vem, às 15h, a Portuguesa manda o jogo no Estádio Estádio Oswaldo Teixeira Duarte, o tradicional Canindé. O duelo do jogo de volta entre Portuguesa e Grêmio Prudente terá transmissão da TV Cultura. 

A Lusa ostenta a melhor campanha do certame até aqui. Em dez jogos, a equipe comandada por Leandro Zago somou 23 pontos, com sete vitórias, dois empates e uma derrota. A Portuguesa balançou a rede por 14 vezes e tem o segundo melhor retrospecto defensivo da Copa Paulista até aqui com apenas dois gols sofridos. 

JOGOS DAS QUARTAS

                                                                JOGOS DE IDA

Juventus x XV de Piracicaba

Sábado (9), 15h

Estádio da Rua Javari, em São Paulo

Grêmio Prudente x Portuguesa

Sábado (9), 16h

Estádio do Prudentão, em Presidente Prudente

Marília x São José

Domingo (10), 16h

Estádio Bento de Abreu, em Marília

Noroeste x Portuguesa Santista

Domingo (10), 17h

Estádio Alfredo de Castilho, em Bauru

                                                                JOGOS DE VOLTA

XV de Piracicaba x Juventus

Sexta-feira (15), 15h

Estádio Barão de Serra Negra, em Piracicaba

Portuguesa x Grêmio Prudente

Sábado (16), 15h

Estádio do Canindé, São Paulo

São José x Marília

Sábado (16), 19h

Estádio Martins Pereira, em São José dos Campos

Portuguesa Santista x Noroeste

Domingo (17), 10h

Estádio Ulrico Mursa, em Santos

Ficha técnica de São Bento 2 x 2 Grêmio 

Competição: Copa Paulista 2023 - Primeira Fase, Grupo 1, 10ª rodada; Data e horário: 03/09/2023, às 10h.
Local: Estádio Walter Ribeiro, Sorocaba (SP).
Público presente: 329 pessoas 
Equipe de arbitragem: árbitro José Claudio Rocha Filho; árbitro assistente 1 Raphael de Albuquerque Lima; árbitra assistente 2 Izabele de Oliveira; quarto árbitro Amilton Ferreira Alves.

Cartões Amarelos: São Bento: Negueba e Índio; Grêmio Prudente:  Rubim, Nonato e Brown;
CartõesVermelhos: São Bento: Dogão; Grêmio Prudente: Hélder. 

Gols: São Bento: Raí (22’1T), Renan Oliveira (26’2T); Grêmio Prudente: Leocovick (49’1T), Douglas (contra - 42’2T). 

São Bento: Paulo Victor; Ruan, Jefferson, Betão e Douglas; Indio, Cristiano, DG (Gustavo) e Raí (Negueba); Kauê (Nagib) e Talisca (Renan Oliveira). Técnico: Bruno Formigoni

Grêmio Prudente: Luiz; Helder, Lucas Costa (Felipinho), Rafael Milhorim e Felix (Luquinha); Leocovick, Potiguar, Rodrigo e Tatá (Cesinha); Thiago Rubim (Nonato) e Madalena (Brown). Técnico: Ademir Fesan.





 

Publicidade

Veja também