Quem são os homenageados em nomes de ruas, praças ou prédios públicos?

Quem anda pela cidade se depara o tempo todo com nomes de pessoas estampados em placas: muitos são figuras marcantes de Prudente, que completa amanhã 103 anos; conheça alguns

PRUDENTE - MARCO VINICIUS ROPELLI

Data 13/09/2020
Horário 03:34
Grupo do Facebook: Fotos Históricas e boas memórias de Presidente Prudente  - Francisco Goulart e a esposa Bela, unidos até hoje nas ruas de Presidente Prudente 
Grupo do Facebook: Fotos Históricas e boas memórias de Presidente Prudente  - Francisco Goulart e a esposa Bela, unidos até hoje nas ruas de Presidente Prudente 

O endereço do Paço Municipal Prefeito Florivaldo Leal é a Avenida Coronel José Soares Marcondes, 1.200. Já a o HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo está na Rua José Bongiovani. É verdade que todos os dias para se localizar em Presidente Prudente ou qualquer outra cidade é preciso conhecer os endereços, mas será que todo prudentino sabe quem são os homenageados em nomes de ruas, praças ou prédios públicos? Aproveitando os 103 do município, celebrados amanhã, vamos aproveitar para contar...
De acordo com o historiador Ronaldo Macedo, 70 anos, detentor de grande material com a história de Presidente Prudente em seus mais diversos aspectos, seus trabalhos não mergulharam a fundo nas denominações de ruas ou demais logradouros, mas, em relação a histórias que já ouviu e com base nos conhecimentos adquiridos, diz que as denominações se dividem em três principais tipos: aquelas que fazem referência e homenagem à pessoas ilustres ou lugares do passado prudentino (situação muito ligada à conjuntura política de cada época); outras que são denominações tradicionais, como figuras e datas lembradas em todo o Brasil; e um terceiro, relacionado à nomes genéricos dados pelos proprietários de terras loteadas que viriam ser os bairros da cidade.

Primeiro tipo: homenagens

Os nomes citados no primeiro parágrafo deste texto são homenagens a figuras marcantes da história da capital do oeste paulista: o médico Cerávolo e Florivaldo foram prefeitos, Bongiovani, um dos pioneiros, e Coronel Marcondes, um dos fundadores, ao lado do Coronel Francisco Goulart.
Por falar em Goulart, o nome da Avenida Manoel Goulart faz referência ao pai de Francisco, cuja história trágica, conta que morreu, no início do século passado, como interno do Hospital Psiquiátrico Juqueri em São Paulo (SP), narra Ronaldo. Já a Rua Bela faz homenagem à esposa do Coronel, Dona Isabel Goulart. Há ali uma curiosidade compartilhada com a reportagem pelo jornalista e secretário de Comunicação de Prudente, Iury Greghi: “O mais interessante é que a Rua Bela termina na Avenida Coronel Marcondes e depois desta, em direção à Avenida Brasil, ela muda de nome e passa a se chamar Francisco Goulart. É uma forma delicada e até poética de manter unido o casal de fundadores”, relata.
Bairros como o próprio Jardim Bongiovani, ou a Vila Furquim, por suas vezes, homenageiam os donos das terras onde foram feitos os loteamentos. Já o Jardim Aviação conserva a lembrança de que naquela área, um dia esteve o primeiro Aeroporto de Presidente Prudente, que mudou de lugar quando a cidade se expandiu e os pousos ali começavam a se tornar perigosos. Da mesma forma, o bairro Bosque faz referência ao antigo bosque municipal que ficava no local, ou o Cinquentenário, nascido na década de 60, homenageia a cidade por seus 50 anos. 
Além disso, outra história que salta aos olhos quando o assunto é nome de ruas são as homenagens que o prefeito Paulo Constantino (1977-81 e 1989-92) fez a si e à família. Para quem busca uma data histórica na Avenida 11 de Maio, que margeia o Parque do Povo, saiba que é o dia do aniversário do ex-prefeito, bem como 14 de setembro, além de aniversário de Prudente, é de sua esposa, Maria Auxiliadora. Outro exemplo é o Prudentão, construído em seu mandato e batizado com seu próprio nome. Também a avenida e o bairro Ana Jacinta homenageiam sua mãe e a Avenida Joaquim Constantino, seu pai. 
A verdade é que os exemplos de homenagens são milhares, e não caberiam neste texto.

Nomes genéricos e tradicionais 

Ronaldo Macedo comenta: “Nunca houve cedros no Parque Cedral”, “não tem uma montanha no Jardim Colina” e “o Parque Alvorada não é onde nasce o sol”. Nestes casos, o nome do bairro fora escolhido pelos proprietários que os lotearam e não fazem referência a aspectos geográficos legítimos. O mesmo ocorre com nomes de ruas, como na Cohab, por exemplo, que tem ruas com nomes de flores (Rua dos Ipês Roxos, Rua das Margaridas, Rua das Espatódeas), enquanto na Vila Furquim as ruas têm nomes de Estados da Federação (Rua Pernambuco, Rua Sergipe), ao passo que na Vila Operária/Jardim Guanabara, as vias recebem nomes de planetas (Rua Saturno, Rua Júpiter).
Há também as ruas cujo nome são emprestados de figuras históricas do país ou datas importantes. Afinal, quantas cidades você já viu com Rua Rui Barbosa, ou Sete de Setembro, Quinze de Novembro, Barão do Rio Branco, Avenida Brasil e afins? Sim, boa parte dos municípios as tem. 

(((SAIBA MAIS)))
Mais alguns logradouros que homenagem personagens ou locais da história de Prudente

•    Quatro vias que “emprestaram” os nomes de importantes combatentes prudentinos da Revolução Constitucionalista de 1932: Rua Major Felício Tarabay, Rua Casemiro Dias, Rua e Calçadão Tenente Nicolau Maffei e Rua Sargento Firmino Leão.
•    Vila Luso: Era uma chácara que tinha este nome e foi loteada.
•    Avenida Washington Luiz: Homenageia o presidente que, quando governador da província de São Paulo, veio para Prudente, em 1921, e prometeu ajudar na criação do município.
•    Ginásio de Esportes Municipal Watal Ishibashi – nome do prefeito da época da construção do ginásio.
•    Rua Doutor Gurgel: Oftalmologista de Prudente. No passado a rua, pela concentração de consultórios, era conhecida como rua dos médicos.
•    Praça Monsenhor Sarrion: primeiro pároco da cidade.
•    PUM (Parque de Uso Múltiplo) “Coronel Miguel Brizola de Oliveira”: Genro do Coronel Marcondes.
•    Ruas Tito Lívio Brasil, Luiz Cunha, João Gonçalves Foz: Prefeitos.
•    Escola Municipal João Franco de Godoy: Vereador
•    E muitos outros... 

Fonte: Ronaldo Macedo e IuryGreghi

Fotos – Grupo do Facebook: Fotos Históricas e boas memórias de Presidente Prudente 

Esquina de duas das principais avenidas de Prudente, ostentando os sobrenomes Marcondes e Goulart 


Florivaldo Leal, ex-prefeito que dá nome ao Paço municipal de Prudente 


Na foto, o primeiro pároco de Prudente, que dá nome à Praça Monsenhor Sarrion

Fotos – Weverson Nascimento

Rua Bela faz homenagem à esposa do Coronel, Dona Isabel Goulart

Publicidade

Veja também