Quermesse em prol de Aninha é grande sucesso em Santo Expedito

Turismo Religioso - JOSÉ COSTA

Data 14/02/2023
Horário 05:15
Foto: Cedida
Vista do evento
Vista do evento

A população expeditense, bem como todos os turistas que estiveram na cidade no final da semana, incluindo moradores da região, participaram de uma demonstração de festa fraterna e de solidariedade, através da quermesse que ocorreu no salão paroquial, no sábado. O evento tinha como objetivo arrecadar fundos para ajudar a jovem Ana Clara, que passa por um tratamento de saúde de um linfoma de Hodgkin, que exige muita atenção e cuidado na capital federal. Os maiores centros especializados no Brasil estão naquela cidade e em Curitiba (PR).

PÚBLICO
Todos os devotos de Santo Expedito, bem como alguns turistas, ficaram na cidade para participar da quermesse, que surpreendeu os próprios organizadores pelo número de pessoas ali presentes. A festa contou com a organização de muitos expeditenses e amigos da família, como também membros da igreja. Colaboraram graciosamente até mesmo servindo e atendendo a multidão de participantes.

LEILÃO
Um leilão também foi realizado, e o maior ato de apoio e demonstração de solidariedade partiu de alguns criadores de gado, que foram procurados para doação de alguns animais. Ao todo foram arrecadados 44 bovinos e todos foram arrematados durante o leilão.

ANA CLARA
A jovem Ana Clara também esteve na festa, sendo muito assediada por amigos e admiradores, pela sua força e vontade de lutar contra a doença. Ela se emocionou e, através dessa coluna, agradece a todos, indistintamente, que colaboraram e prestigiaram o grande evento. As presenças das pessoas deram maior apoio e incentivo à jovem, para continuar lutando para a sua recuperação. Ela acredita que irá superar essa fase da vida. Ana diz estar otimista e fortalecida para a batalha e a demonstração de sua força foi comparada por um jornalista como aroeira que, em Goiás, dizem que “ela dura a vida inteira e mais 100 anos”, tal a sua resistência.

PAGAR MILAGRE
O aposentado Antonio L. de Souza, de Presidente Prudente, em contato com a coluna na manhã de ontem, assegurou que esteve em Santo Expedito no sábado, e viu o movimento da festa. Ele sugere que as autoridades do turismo possam viabilizar algumas quermesses periódicas, colocando-as como eventos turísticos, as chamadas festas populares. Uma ideia passível de ser acatada, pois Santo Expedito tem fama de realização de grandes quermesses.

CURIOSIDADE
A vida de Expedito é um mistério. A começar pelo seu nome, que poderia ser um apelido, um adjetivo conferido a ele ou uma referência a um cargo militar. Expedito vem do latim e significa “rápido, ativo, ligeiro”. Expediti (plural de expeditus) eram os soldados romanos que portavam armas rápidas. Não se sabe se era romano ou armênio, quando nasceu e morreu, nem se realmente existiu. Relatos indicam que ele viveu entre fins do século 3 e início do século 4 e que teria liderado a 12ª legião, conhecida como Legião Fulminante, composta por 7 mil soldados, em Melitene (capital da província romana de Capadócia). Expedito seria o comandante dessa tropa, que servia ao Império Romano numa época em que os cristãos eram perseguidos.

MILAGRE
Adele Ramos mora em São Paulo, mas tem familiares em Presidente Prudente. Ela esteve na semana passada visitando o santuário para pagar uma promessa, assegurando que no ano passado foi afetada pela Covid-19. Esteve em tratamento hospitalar, mas, seguindo orientações de uma sobrinha, fez um pedido para Santo Expedito e, para sua surpresa, foi atendida em menos de uma semana. Se comprometeu e aqui esteve na semana passada.

FÉ EM TROVAS
Meu grande Santo Expedito
Esta prece não é só minha
Interceda junto a Deus
Pela saúde da Aninha
                                         (José Costa)

Foto: Cedida


Torre da igreja protegendo a festa

Publicidade

Veja também