Quinteto da região encara Mundial e Ibero-Americano

Em situação parecida, o dracenense Mateus Daniel Adão de Sá, que atua pela Orcampi/Unimed, de Campinas, garantiu o ouro com a marca de 15,90 m e assegurou seu nome na lista da CBAt, pelo salto triplo. Conforme informações da CBAt, no último Mundial da categoria, realizado em 2012, em Barcelona, na Espanha, o Brasil subiu no pódio em três oportunidades, todas elas pelo bronze.

Esportes - Jean Ramalho

Data 13/07/2014
Horário 10:52
 

Seja em Eugene, nos Estados Unidos, ou no estádio Ícaro de Castro Mello, no Ibirapuera, em São Paulo, cinco atletas nascidos ou radicados na região de Presidente Prudente vestirão as cores do Brasil em dois eventos internacionais. Entre 22 e 27 deste mês, Gabriele Sousa dos Santos e Mateus Daniel Adão de Sá competem em solo norte-americano pelo Campeonato Mundial de Juvenis. Cinco dias depois, outros três competidores encaram o Ibero-Americano de Atletismo, entre 1º e 3 de agosto, na capital estadual.

O quinteto foi convocado para as competições nos dias 4 e 7 deste mês, através do site oficial da CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo). Em Eugene, além da carioca Gabriele Sousa dos Santos, que treina em Prudente, e de Mateus Daniel Adão de Sá, que é de Dracena, outros 21 atletas brasileiros brigarão por medalhas, sendo 10 no masculino e 11 no feminino. A definição da delegação ocorreu durante o Campeonato Brasileiro de Juvenis, disputado nos dias 28 e 29 do mês passado, em Maringá.

Jornal O Imparcial Gabriele Sousa participa do Mundial Juvenil, nos Estados Unidos

Na ocasião, já com vaga garantida no Mundial pelo salto triplo, obtida durante o Torneio FPA (Federação Paulista de Atletismo) Adulto, realizado em abril, com a marca de 13,06 metros, a saltadora Gabriele Sousa dos Santos garantiu duas medalhas e confirmou seu lugar no torneio norte-americano. A atleta, que treina em Prudente, mas defende o Rezende, de Piracicaba, foi ouro no salto triplo, com 12,18 m, e prata no salto em distância, com a marca de 5,97 m.

Em situação parecida, o dracenense Mateus Daniel Adão de Sá, que atua pela Orcampi/Unimed, de Campinas, garantiu o ouro com a marca de 15,90 m e assegurou seu nome na lista da CBAt, pelo salto triplo. Conforme informações da CBAt, no último Mundial da categoria, realizado em 2012, em Barcelona, na Espanha, o Brasil subiu no pódio em três oportunidades, todas elas pelo bronze.

 

Vindo de lesão

Responsável pelo treinamento de Gabriele Sousa dos Santos, o técnico Dino de Aguiar Cintra Filho, que também comanda a equipe Fundacte/Centro de Excelência/Semepp, conta que a atleta vem de pequena lesão na coxa, agravada, principalmente, após as disputas do Brasileiro de Juvenis. "Ela sentiu algumas dores na coxa, que se agravaram após o Brasileiro. Porém, depois de um tratamento de fortalecimento fisioterápico a Gabriele voltou a treinar normalmente e está bem fisicamente", garante o treinador.

Atualmente, a saltadora ocupa o segundo lugar no ranking nacional da modalidade, com 13,18 m. Sendo assim, mesmo vindo de lesão, Cintra Filho confia no desempenho de sua pupila. "A lesão não irá atrapalhar. A Gabriele deverá chegar inteira ao campeonato. Com totais condições de saltar bem e brigar pelo pódio", comenta.

 

Ibero-Americano

Em solo paulistano, as cores da capital da Alta Sorocabana serão levadas pelo prudentino Mauro Vinícius da Silva, Duda, que defende a BM&FBovespa, bem como por Liliane Cristina Barbosa Fernandes, que compete pelo Pinheiros. Duda foi convocado para disputar o salto em distância, enquanto Liliane Fernandes correrá pelo revezamento 4x400 m e nos 400 m com barreiras.

Ao lado da dupla, o velocista Bruno Lins Tenório de Barros, da Fundacte/Centro de Excelência/Semepp, de Prudente, foi chamado para o revezamento 4x100 m. Além do trio, outros 79 atletas foram convocados para a competição com base no ranking nacional, sendo 40 homens e 39 mulheres. O Campeonato Ibero-Americano terá a participação de países de língua portuguesa e espanhola, vindos das Américas, Europa e África.
Publicidade

Veja também