R$ 280 mil serão investidos em escola incendiada

REGIÃO - VICTOR RODRIGUES

Data 15/12/2016
Horário 09:26



O governo do Estado, por meio de sua pasta da Educação, deverá investir cerca de R$ 280 mil na recuperação do prédio que abriga a Escola Municipal Professora Márcia Helena Fernandez de Araújo, e a Escola Estadual Marechal do Ar Márcio de Souza e Mello, no Parque dos Pinheiros, em Álvares Machado, incendiado no fim de novembro. De acordo com a Secretaria de Estado da Educação, além da reforma das quatro salas de aula e da sala de leitura - que já estava em reforma quando o prédio foi vítima das chamas -, este valor inclui toda a mobília, como mesas, cadeiras, armários, entre outros.

De acordo com Naide Videira Braga, dirigente regional de ensino de Presidente Prudente, responsável pela gestão das escolas estaduais em 11 municípios da região, as obras deverão ser iniciadas com as férias escolares e a previsão é que todo o trabalho seja concluído até fevereiro, com a retomada das aulas. Logo após o ocorrido, um engenheiro civil da FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação) esteve no local para fazer os levantamentos. "A obra já está autorizada, e, inclusive, já foi publicada no Diário Oficial ", informa.

Ainda segundo a dirigente, os trabalhos serão integralmente arcados pelo governo, pois o prédio é do Estado. "Acredito que a secretaria deverá procurar a Prefeitura para manter um acordo com a manutenção do prédio", comenta.

Depois da data dos fatos, 23 de novembro, a unidade ficou dois dias sem aula, que foram retomadas na segunda-feira da semana seguinte. "As aulas ocorrem normalmente. De manhã temos aula do ensino médio, e à tarde, ensino fundamental ciclo II. Dividimos turmas da mesma série e ocupamos outras salas, como a de computação", explica Naide.

Outro fator que tem facilitado é que nesta época do ano, muitos alunos já fecharam a nota, e, neste momento, ocorrem somente as provas de recuperação. "Por isso, temos menos estudantes nesta semana, por exemplo. Falta pouco para as férias. Mas está tudo em ordem e o incêndio não chegou a afetar o desfecho dos trabalhos do ano letivo", relata.

A reportagem procurou pela direção da rede municipal para repercutir o assunto, mas até o fechamento desta edição, não conseguiu contatá-la.

 

Incêndio

O incêndio que comprometeu o prédio que abriga as duas redes de ensino prejudicou quatro salas de aula, sendo que três delas ficaram totalmente destruídas e uma parcialmente. Ainda não se sabe a causa do fogo.

Como já informado em O Imparcial, a Polícia Civil segue com as investigações, e a suspeita é que as chamas tenham sido provocadas intencionalmente. A Polícia Científica irá elaborar um laudo com as reais causas do ocorrido. O fogo seguia direção à biblioteca, mas os bombeiros conseguiram contê-lo antes que chegasse até lá. Não houve vítimas. Durante o trabalho, quatro viaturas da corporação foram utilizadas e todo o incêndio foi controlado.
Publicidade

Veja também