Rajadas de vento a 70,8 km/h é o maior registro neste ano

Segundo o professor Agrometeorologia Alexandrius de Moraes, velocidade foi observada no campus 2 da universidade; nesta sexta mínima deve ser próxima de 10 º C, no sábado máxima próximas a 37 °C

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 14/09/2023
Horário 11:35
Dentre as ocorrências atendidas pela Defesa Civil, muitas quedas de árvores
Dentre as ocorrências atendidas pela Defesa Civil, muitas quedas de árvores

 

 “A ‘tempestade de areia’ registrada na quarta ocorreu devido a entrada de uma frente fria na região. O choque do ar frio com o ar quente provocou fortes rajadas de vento. No campus II da Unoeste foi registrada rajada de 70,8 km/h, sendo esse o maior valor registrado no ano”, expõe o professor de Agrometeorologia da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista)Alexandrius de Moraes Barbosa.

De acordo com ele, hoje (14) e amanhã (15) as temperaturas devem ficar baixas. “Hoje foi registrado 14 °C na estação da Unoeste e a máxima não deve passar de 21 °C. O tempo vai ficar nublado, mas a partir de amanhã o tempo já estará aberto e firme novamente”, expõe o professor.

Conforme o especialista, nesta sexta, a mínima deve ficar próxima a 10 °C e a máxima próxima a 27 °C. A partir de sábado as temperaturas voltam a subir e com previsão de máximas próximas a 37 °C durante a semana.

Quedas de árvores com vias obstruídas, residências, veículos e outras edificações danificadas, com destaque para destelhamentos e quedas de muro, interrupção do fornecimento de energia e ataque de abelhas em via pública. Seis pessoas desalojadas em virtude da interdição das respectivas residências. Além de muita sujeira, terra, folhas nos quintais das casas. Estas foram as ocorrências atendidas pela Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil em Presidente Prudente na tarde de ontem, durante e após as fortes rajadas de vento e tempestade de areia que passaram pela região, seguidas de chuva em diversos pontos do município.

Segundo o coordenador de Proteção da Defesa Civil, Renato Gouvea, no caso dos ataques de abelhas foram várias vítimas precisando duas delas serem hospitalizadas, mas já tiveram alta, sem complicações. “Tivemos registro de danos também em escola, no IBC Centro de Eventos e no Recinto de Exposições, onde inclusive houve cancelamento dos eventos programados para a noite de ontem”, cita Renato Gouvêa.

MOBILIZAÇÃO

Equipes da Semob (Secretaria Nacional de Mobilidade e Serviços Urbanos) também atuaram no restabelecimento da sinalização de trânsito danificada e a Energisa se dedicou em normalizar o fornecimento de energia elétrica do município. “Durante o atendimento emergencial, entregamos lona plástica às vítimas para a cobertura dos imóveis no intuito de mitigar os danos em virtude da previsão de mais chuvas durante esta quinta-feira 14”, sinaliza o coordenador da Defesa Civil.

 

PREVISÃO

Sexta-feira (15)

mínimas próximas a 10 ºC

máxima próxima a 27 ºC

 

Sábado (16)

máxima de 37 ºC

 

Foto: Defesa Civil

Várias foram as ocorrências de danos em residências e outras edificações, inclusive, públicas

Energisa se dedicou em normalizar o fornecimento de energia elétrica em todo o município

 

Foto: Oslaine Silva

Força das rajadas de vento deixou um caos pelos quintais de residências

Publicidade

Veja também