Rally dos Sertões deverá injetar mais de R$ 1 milhão na economia de Prudente

Competição irá movimentar especialmente setores de hospedagem, alimentação e combustíveis, incluindo ainda a contratação de trabalhadores

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 24/08/2022
Horário 16:25
Foto: Arquivo
Ao entrar na rota do evento, Prudente ganha visibilidade nas mídias nacional e internacional
Ao entrar na rota do evento, Prudente ganha visibilidade nas mídias nacional e internacional

A previsão da Sedepp (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico) é que a passagem do Rally dos Sertões em Presidente Prudente no próximo final de semana irá injetar mais de R$ 1 milhão na economia local, especialmente em setores de hospedagem, alimentação e combustíveis, incluindo ainda a contratação de trabalhadores. O anúncio foi feito durante o lançamento oficial da programação do evento na cidade, na noite de segunda-feira, na casa noturna Seu Bastião Pub. Participaram os envolvidos pela administração municipal e Feapp (Federação das Entidades Assistenciais de Presidente Prudente), convidados e apoiadores, entre os quais a Unoeste (Universidade do Oeste Paulista).

O prefeito Ed Thomas (PSB) disse que, desde o credenciamento de Presidente Prudente na rota da 30ª edição Rally dos Sertões 2022, feito em São Paulo (SP) no mês de abril, o foco esteve voltado para unir a atração com ações sociais. Nos entendimentos, a Feapp foi colocada à frente, juntamente com a Setur (Secretaria Municipal de Turismo) e a Sedepp. Foram mais de 40 reuniões para fechar a programação local, conforme revelou o presidente da Feapp, Leandro Pires.

Ao citar que a federação reúne 33 entidades que atendem diretamente 15 mil pessoas em estado de vulnerabilidade social, Leandro contou que 20 delas estão envolvidas com mais de 100 voluntários para tocar a praça de alimentação no Parque do Povo, que está sendo instalada na área da pista de ciclismo, entre a Rua Padre João Goetz e Avenida da Saudade. O atendimento será a partir das 18h de sexta-feira até a noite de domingo. Dentre outras atrações, serão realizados shows musicais.

Para Ed Thomas, estar entre as 17 cidades do trajeto da maior competição de rally do mundo significa dar visibilidade para a cidade na mídia nacional e internacional. O competidor de rally, Aristeu Penalva, que teve participação direta para o evento em Prudente, apontou que tem carro na competição que custa mais de 1 milhão de euros.

Durante o lançamento, o mestre do cerimonial, Tom Zambrini, apresentou o Rally dos Sertões em números: de 26 de agosto a 10 de setembro, os competidores brasileiros e estrangeiros de quatro categorias – carro, moto, quadriciclo e UTV (veículo utilitário multitarefas) – percorrerão 7.216 km, de Foz do Iguaçu, no Paraná, a Salinópolis, no Pará. Fazem parte da estrutura cinco aeronaves, sendo dois aviões e três helicópteros. Estão envolvidas na caravana 1,5 mil pessoas. No percurso por oito Estados, serão cortados os cinco principais biomas brasileiros: Mata Atlântica, Pantanal, Cerrado, Caatinga e Amazônia.

Cinco datas comemorativas

A edição 2022 do Rally dos Sertões é especial: a de número 30 e faz homenagem aos 200 anos da Independência do Brasil, no dia 7 de setembro. A expedição de saúde da SAS (Secretaria de Assistência Social) Brasil está completando 10 anos de acompanhamento ao evento, ofertando serviços e zerando filas de atendimentos em diferentes especialidades médicas.

São datas comemorativas às quais se juntam aniversário de 105 anos de Prudente, lembrado em 14 de setembro, e os 50 anos da Unoeste, em outubro.

A passagem do Rally dos Sertões terá ações em três espaços: no Parque do Povo, com a chegada dos competidores e várias atrações; no Recinto de Exposição Jacob Tosello, com o QG dos competidores aberto à visitação pública e também com atrações; e na área de estacionamento do Centro Cultural Matarazzo, onde duas carretas da SAS Brasil prestarão serviços médicos e odontológicos para crianças e adultos de Presidente Prudente e região, cujos atendimentos estão previamente agendados.

Além de ter atuado nos agendamentos para a SAS Brasil, a Unoeste dará suporte ao atendimento com alunos e professores de alguns cursos. Ao lado da estrutura da SAS, serão realizados outros serviços de saúde, prestados pela Unoeste e sem agendamento prévio.

Publicidade

Veja também