Rally dos Sertões: evento vai muito além de aventura e emoção

EDITORIAL -

Data 27/08/2022
Horário 04:15

Desde abril, quando Presidente Prudente foi anunciada como uma das 14 cidades do Brasil – a única do Estado de São Paulo e da região Sudeste - a receber o percurso oficial do Rally dos Sertões 2022, a competição tem sido notícia constante neste diário e gerado grande expectativa na população. E não somente aos amantes das provas de velocidade, mas também em quem nunca, sequer, tinha ouvido falar na disputa. A curiosidade em ver, conhecer, aplaudir e prestigiar a programação é imensa. E não é pra menos.
Quem nunca viu aquelas imagens fantásticas de carros e motos, percorrendo o interior do Brasil, interagindo com as pessoas nas ruas e fazendo com o que nosso país seja ainda mais conhecido lá fora?
Nesta edição, em que celebra 30 anos de história, o Rally dos Sertões deixará de ser o maior rally da América Latina para se tornar o maior do mundo, superando o Dakar. Serão 15 dias de provas, começando hoje em Foz do Iguaçu (PR) e passando ainda até o dia 10 de setembro por outros sete Estados: São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Piauí, Maranhão e Pará. O roteiro, no total, terá mais de 7,2 mil km (quilômetros), sendo 4.378 de trechos cronometrados.
Em Prudente, que receberá os pilotos (vindos de Umuarama/PR) - final da segunda etapa - neste domingo e será o ponto de partida da terceira, com destino a Campo Grande (MS), na segunda-feira, a programação contará com mais de mil serviços de saúde, para especialidades como oftalmopediatria, odontopediatria, dermatologia e ginecologia. Além de diversas atrações abertas ao público no Parque do Povo, como shows, atividades esportivas e praça de alimentação com mais de 30 food trucks.
Conforme matéria divulgada nesta semana, a previsão da Sedepp (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico), é que o Rally dos Sertões injete mais de R$ 1 milhão na economia da cidade, especialmente em setores de hospedagem, alimentação e combustíveis, incluindo ainda a contratação de trabalhadores. E os benefícios trazidos pelo evento não param por aí. O nome de Prudente será levado país afora, uma oportunidade para fomentar o turismo local.
A competição tem ainda seu papel social, seja na arrecadação de alimentos, roupas ou, como vai acontecer por aqui, levando atendimento para melhorar a qualidade de vida dos munícipes.
Aos competidores, além de fazer novas amizades, a chance de conhecer lindíssimas paisagens por onde passam, enfrentando caminhos desafiadores. Se aventurar, mas também ter contato e experiências com diversos povos brasileiros... Colecionar memórias! Mais do que levantar poeira, o Rally dos Sertões deixa um legado por onde passa!
 

Publicidade

Veja também