Rancharia e Prudente entram no ranking de menores temperaturas do ano no Estado

No primeiro município, termômetros chegaram a -2,1 °C nesta manhã, segundo Inmet; já capital regional registrou 1,2 ºC, conforme estação da Unoeste

REGIÃO - WEVERSON NASCIMENTO

Data 30/06/2021
Horário 16:39
Foto: Roberto Mancuzo
Região registrou geada de fraca a moderada intensidade, aponta estação da Unoeste
Região registrou geada de fraca a moderada intensidade, aponta estação da Unoeste

Uma intensa massa de ar frio avança pela região Sul do Brasil e influencia as temperaturas no oeste paulista ao longo desta semana. O clima gelado já era esperado e, inclusive, colocou dois municípios da região entre as menores temperaturas do ano registradas no Estado de São Paulo na manhã de hoje, conforme balanço do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Em Rancharia, às 8h, os termômetros registraram temperatura mínima de -2,1 °C e, com isso, a cidade atingiu o topo do ranking. Já em Presidente Prudente, os termômetros chegaram a 2,3 °C, segundo o Inmet. Contudo, levantamento feito pela Estação Meteorológica “Professor Vagner Camarini Alves”, da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), mostra que o município chegou a 1,2 ºC, que é a 10ª menor temperatura registrada na cidade na série histórica dos últimos 55 anos. As variações de temperatura podem ocorrer em razão do horário de levantamento das estações meteorológicas.

Os munícipes de Rancharia certamente se surpreenderam com o frio desta quarta-feira. Por lá, mesmo durante o amanhecer do dia, a temperatura não deixou de cair, revelam os dados do Inmet. Isso porque, às 6h, o município registrou -1,5 ºC e, às 7h, um marco de -2,0 ºC, até chegar à temperatura mínima do dia, -2,1 °C, por volta das 8h. 

Prudente ganhou destaque ao tornar-se a 10ª menor temperatura registrada na cidade na série histórica dos últimos 55 anos e, inclusive, a menor de 2021. No histórico da Estação Meteorológica da Unoeste, a última vez que o município alcançou baixa temperatura foi em junho de 1992, quando atingiu a marca de 0 ºC. A menor temperatura catalogada no período de estudos da estação continua sendo a de -1,8 ºC, ocorrida em julho de 1975. 

Foto: Unoeste - Menores temperaturas registradas em Prudente na série histórica

De acordo com o professor e responsável pela estação da Unoeste, Alexandrius de Moraes Barbosa, essa onda de frio ocorre devido à atuação de uma forte massa de ar polar que atingiu a região Centro-Sul do Brasil. “É uma das massas mais intensas que atingiu a região nos últimos anos”, enfatiza.

O clima com baixas temperaturas desta semana, no entanto, não deve durar muito tempo na região. Tudo indica, segundo o professor, que a partir de sábado a temperatura volta a subir nesta parte do oeste paulista, uma vez que as mínimas na primeira quinzena de julho deverão variar entre 12 °C a 15 °C e as máximas entre 28 °C a 30 °C. “É importante ressaltar que o mês de julho é o mais frio do ano, com temperatura média de 20,9 °C, mínima de 15,3 °C e máxima de 26,4 °C”, detalha Alexandrius.

Mas fica um alerta: novas incursões de frentes frias devem acontecer ainda neste inverno, conforme prognóstico da Estação Meteorológica da Unoeste. 

Registro de geada

Na manhã de hoje, as redes sociais foram tomadas de registros de geadas na região de Prudente. A incidência foi classificada pela estação da Unoeste como geada de fraca a moderada intensidade. O fenômeno, segundo Alexandrius, ocorre após a condensação do vapor d'água, com a formação de cristais de gelo sobre as plantas ou objetos. A ocorrência, inclusive, se dá em temperaturas abaixo de 0 °C.

Previsão até sexta

Amanhã, segundo o Inmet, as máximas devem subir um pouco na faixa leste, que inclui a capital, onde haverá alternância de sol e nuvens, e as temperaturas máximas ficam ao redor de 17 °C. Já com relação às mínimas, elas serão da mesma magnitude de hoje ou um pouco acima. Há avisos de geada para maior parte do Estado.

A partir da sexta-feira, o frio diminui um pouco de intensidade, mas ainda haverá geadas isoladas no Estado. As temperaturas máximas entram em elevação gradativa, promovendo baixa umidade relativa do ar, menor que 30%, especialmente à tarde.

Ranking das menores temperaturas registradas no Estado nesta quarta

Rancharia (SP): -2,1 °C 
Campos do Jordão (SP): -1,0 °C 
Pradópolis (SP): -0,1 °C 
São Miguel Arcanjo (SP): 0,4 °C 
Ituverava (SP): 0,8 °C 
Itapeva (SP): 1,4 °C 
Marília (SP): 1,8 °C
Presidente Prudente (SP): 2,3 °C
Fonte: Inmet

Publicidade

Veja também