Rancharia intensifica ações para combater avanço da dengue

Com 356 casos positivos da doença, município cria centro de atendimento específico, faz arrastão de limpeza e nebulização nos bairros

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 01/04/2023
Horário 07:15
Foto: Cedida
Rancharia faz força-tarefa para conter o avanço da dengue
Rancharia faz força-tarefa para conter o avanço da dengue

A Prefeitura de Rancharia, através da Secretaria Municipal de Saúde, Vigilância Epidemiológica e Setor de Controle de Vetores, está adotando medidas de combate ao mosquito da dengue, para tentar conter o avanço da doença. Na cidade foram registrados 356 casos positivos, uma morte e 412 pessoas aguardam o resultado de exame. Esses números foram atualizados até o dia 24 de março.
Entre as ações, a Prefeitura criou um local específico para atendimento de pacientes com algum sintoma de dengue. O Centro de Atendimento à Dengue fica no Centro de Saúde (Postão), onde anteriormente funcionava o Ambulatório de Atendimento à Covid-19, que foi transferido para o espaço ao lado.
O horário para atendimento foi organizado da seguinte forma: das 7h às 11h e das 13h às 16h30, são atendidas as pessoas com sintomas de dengue. É feito o teste em uma sala separada. Já das 13h às 16h30 os pacientes com sintomas de Covid são recebidos em um anexo próximo ao Centro de Saúde.

Nebulização

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, nesta semana, a Vila Martins e parte da Baixada (Centro) receberam a nebulização. Antes, a equipe da saúde realizou o serviço nos bairros: Vila Tereza, Parque Maria Adelina e Jardim Regina. Os locais tiveram prioridade por serem as áreas com mais casos de dengue.
Para realizar a nebulização, os funcionários fazem primeiro o bloqueio. Neste momento, as casas são visitadas para eliminação dos focos de proliferação do mosquito. É utilizado o larvicida (inseticida usado especificamente no estágio de vida larval de um inseto).

Arrastão

Entre as ações realizadas para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti foi iniciado o “Arrastão contra a Dengue”. Os primeiros locais visitados foram os bairros: Ruy Charles e Vila Luar. A mobilização será feita em todos os bairros do município, incluindo o Balneário e os distritos de Agissê e Gardênia.
Durante as visitas são recolhidos materiais recicláveis que podem servir de criadouro para o mosquito da dengue. Participam do arrastão agentes do Setor de Controle de Vetores, agentes comunitários de saúde, Cooperativa Univence e Secretaria de Manutenção e Serviços Gerais. “Intensificamos nossas ações e campanhas por meio das redes sociais e rádio. Precisamos da colaboração da população para diminuir os casos e vencer essa alta da dengue”, ressalta a secretária municipal de Saúde, Denise Godoy Peres.

Fotos: Cedidas

Prefeitura de Rancharia intensifica ações de combate ao mosquito da dengue com arrastões, nebulização e cria centro de atendimento específico para quem tem sintomas da dengue

Publicidade

Veja também