Rancho Quarto de Milha: 50 anos de dedicação aos cavalos em Prudente

Presidente do local fala sobre origens, atividades atuais e planos para as comemorações do jubileu de ouro do Rancho, fundado oficialmente em 20 de janeiro de 1974

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 25/02/2024
Horário 08:03
Foto: Setur
Fundada na década de 80, arena coberta “Ruy Moraes Terra” do Rancho Quarto de Milha recebeu grandes shows, rodeios e eventos de equestres
Fundada na década de 80, arena coberta “Ruy Moraes Terra” do Rancho Quarto de Milha recebeu grandes shows, rodeios e eventos de equestres

Em 2024, o Rancho Quarto de Milha, situado às margens da Rodovia Assis Chateaubriand (SP-425) em Presidente Prudente, celebra seu jubileu de ouro com uma trajetória marcada pelo empenho e o compromisso com o mundo equestre, principalmente, com referência à criação dos cavalos Quarto de Milha.

Segundo o atual presidente do Rancho, Almir Lima Júnior, o local surgiu do esforço conjunto de entusiastas do cavalo Quarto de Milha, que adquiriram uma área e construíram um centro de treinamento voltado para eventos equestres. De acordo com o jornalista Abdalla Jorge Abib, que atua há cerca de 50 anos na agropecuária e na publicação de informações a respeito do cavalo Quarto de Milha, os primeiros equinos da raça foram importados, em meados da década de 50, dos Estados Unidos pela Swift King Ranch, grande grupo norte-americano, que possuía latifúndios no Texas e na região de Prudente.

Com a procura de cavalos da raça tendo um crescente ao final da década de 60, um grupo de amantes e criadores de equinos da região de Presidente Prudente adquiriu uma propriedade de 10 alqueires, próxima ao aeroporto da cidade. Posteriormente, em 20 de janeiro de 1974, transformaram-na na sede de campo da primeira entidade do gênero em todo o país, com a denominação Clube de Adestramento do Cavalo Rural, que tempos depois viria a ser a SCAR (Sociedade de Adestramento do Cavalo Rural).

A arena coberta

Em meados da década de 80, sob a liderança do pecuarista Ruy Moraes Terra, um dos cofundadores e o primeiro presidente do Rancho, foi construída a arena coberta de 10 mil metros quadrados, que hoje leva o nome de Ruy Moraes. O espaço é uma das maiores arenas cobertas da América Latina e, com o passar das décadas, recebeu grandes shows sertanejos, rodeios e eventos equestres. 

O espaço do Rancho

Atualmente, com um espaço de aproximadamente 240 mil metros quadrados, o Rancho abriga três escolas que oferecem desde aulas básicas de equitação até treinamentos avançados para diversas modalidades, como três tambores, laço individual e laço em dupla.

Almir Lima Júnior destaca que o Rancho Quarto de Milha é reconhecido mundialmente, tendo recebido grandes competidores e sediado eventos de renome internacional. “O Rancho é referência mundial pois passaram por aqui grandes competidores e grandes eventos”, ressalta o presidente do local. Além disso, conforme Almir, o local impacta positivamente a comunidade equestre, envolvendo cerca de 150 alunos e aproximadamente 500 pessoas semanalmente entre pais, amigos e sócios.

No que diz respeito aos animais, o Rancho atualmente abriga mais de 80 cavalos, todos participando de treinamentos e competições.

Celebrações de 50 anos

Quanto às celebrações do aniversário de 50 anos, está previsto um evento especial para o dia 23 de março, com atividades que incluem churrasco, música, homenagens e interações com os cavalos. Os ingressos para o evento estão disponíveis no site eventou.com.br/event/50-anos---Rancho-Quarto-De-Milha__1945

Para mais, informações acesse o perfil do Rancho Quarto de Milha no Instagram: @ranchoquartodemilhapp. 

Cedida

Almir Lima Júnior: “O Rancho é referência mundial”

Publicidade

Veja também