Razões e ações para emagrecer

Belmiro d’Arce

COLUNA - Belmiro d’Arce

Data 22/11/2020
Horário 09:00

VOCÊ SABIA QUE O EXCESSO DE PESO favorece a ocorrência de doenças? Sim, porque compromete nutrição, circulação, oxigenação, intoxicação, inflamação, acidez do corpo, digestão, flora intestinal, absorção de alimentos, ambiente celular e funcionamento dos genes.

 

FELIZMENTE, HÁ O QUE SER FEITO: cuide da alimentação, a grande responsável pelo aumento do peso corporal, em seus aspectos de qualidade, quantidade e frequência. Vou apresentar alguns princípios básicos para a solução do problema.

 

SE VOCÊ ESTÁ COM EXCESSO DE PESO é porque come comida que engorda, na quantidade e na frequência que engordam. Logo, faça diferente para ter e manter o peso adequado e com máxima possibilidade de viver longamente, sem adoecer.

 

1ª AÇÃO: QUERER EMAGRECER. É preciso um desejo ardente para vencer os desafios e conquistar o objetivo. Para ter determinação, defina, tome consciência de seus motivos pessoais, familiares, profissionais, para querer emagrecer.

 

2ª AÇÃO: APRENDER A EMAGRECER de maneira saudável e permanente, sem agredir o corpo com drogas prejudiciais, mas, através de um programa de reeducação alimentar, além de tudo, benéfico para sua saúde geral, presente e futura.

 

3ª AÇÃO: COMER COMIDA DE VERDADE. Ela fornece os nutrientes que seu corpo precisa para funcionar bem e se manter saciado, sem necessidade de comer mais e fora de hora; proporciona o prazer de comer, ao mesmo tempo que favorece o autocontrole. A mais importante comida de verdade é a vegetal: verduras, legumes e frutas, por sua riqueza nutricional e suas ações protetoras e vitalizantes.

 

OS PRODUTOS ALIMENTÍCIOS INDUSTRIALIZADOS, por sua deficiência de nutrientes, excesso de açúcar, gordura vegetal hidrogenada, sal refinado; modificados, coloridos, conservados, saborizados, flavorizados, artificialmente, não nutrem, não saciam, engordam e viciam: quanto mais se come mais se precisa comer. É difícil ter peso normal quem come produtos industrializados de maneira rotineira.

 

4ª AÇÃO: EVITAR ALIMENTOS RICOS EM AÇÚCAR: comidas e bebidas, refrigerantes, guloseimas; inclusive o excesso dos bons açúcares, como dos sucos de frutas, cereais, tubérculos e leguminosas; a regra é comer com moderação. A gordura só é consumida se o corpo não tiver açúcar para fonte de energia.

 

5ª AÇÃO: COMER APENAS 3 VEZES AO DIA. Sem alimento disponível, o corpo é obrigado a consumir sua gordura. O flagelo da obesidade e doenças que provoca têm em sua origem principal na superoferta de alimentos sem qualidade, especialmente ricos em açúcar, carboidratos bons e ruins, ingeridos muitas vezes ao dia.

 

ESSAS 5 AÇOES SÃO A BASE para você emagrecer e manter o peso corporal adequado, ao lado das ações individualizadas que acompanham o tratamento de cada pessoa. 

Quer emagrecer? Faça dessa meta uma prioridade saudável e permanente. Um grande abraço. Deus lhe abençoe.     

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