Real Grandeza homenageará atletas, no próximo carnaval

Escola, agora presidida por Reneid Silva de Moura e Silva, já iniciou preparativos, com escolha do tema e desenhos das fantasias

VARIEDADES - Aline Martins

Data 29/08/2014
Horário 08:06
 

A Escola de Samba Mocidade Independente da Real Grandeza, de Presidente Prudente, já tem o tema para o carnaval 2015: "Prudente berço de atletas que o mundo se encanta e Real Grandeza canta neste carnaval". E também conta com nova presidente, Reneid Silva de Moura e Silva.

De acordo com Edison José da Silva, diretor de carnaval da escola, o tema escolhido visa homenagear os vários atletas campeões que levam o nome da cidade mundo afora, além de exaltar o município que forma e recebe um grande número de atletas e os lançam na sociedade. "É uma forma de aproximar essa comunidade que é tão presente no samba e distante das escolas de samba e do carnaval prudentino", destaca.

Jornal O Imparcial Em 2013, Real Grandeza desfilou com 550 componentes, homenageando a imigração japonesa

Com o tema, a intenção, conforme Silva, é demonstrar que, seja qual for a modalidade esportiva praticada, uma das maneiras mais empolgantes de comemorar uma vitória ou torcer por um grupo ou atleta é através de instrumentos de percussão, normalmente utilizados pelas escolas de samba. "E as comemorações de modo geral sempre acabam em samba, assim, é um grupo presente no samba e distante do carnaval e dos desfiles carnavalescos", frisa.

O tema foi sugerido durante reuniões realizadas após o carnaval 2014, ainda na gestão do ex-presidente Antonio Oliveira, que se demitiu por questões pessoais. "Neste momento, são confeccionados os croquis e desenhos das fantasias e carros alegóricos. Além de realizar os contatos e convites com agremiações esportivas e comunidade", frisa Silva.

 

Nova presidência


Com a saída do presidente, assumiu então, a vice. "A grande mudança talvez é que antes era um homem que presidia a escola e agora é uma mulher. Acho que isso muda bastante. Estou dando à escola um toque mais feminino e creio que a sociedade vai perceber as mudanças", pontua Moura, a nova presidente.

Ela pontua que está tomando conhecimento de detalhes da escola, conversando com a Associação das Escolas de Samba, com a Secretaria Municipal de Turismo, sobre as mudanças da folia. "Estive reunida com os presidentes das agremiações co-irmãs e confeccionamos um documento onde manifestamos que tipo de carnaval queremos e que seja organizado pela associação, com participação do poder público, entre outras medidas", diz.

Acrescenta que sua experiência com carnaval vem da capital. "Nasci em Presidente Bernardes, mas ainda menina meus pais se mudaram pra São Paulo, onde cresci, me formei e frequentei muitas quadras de escolas de samba, mas a minha escola de coração é a Unidos do Peruche. Trago minha formação e, ao contrário que muitos pensam, as escolas eram constituídas especificamente por famílias, coisa de avó, avô, coisa de pai pra filhos e amigos, desfilava a família toda. Hoje as escolas estão mais industrializadas, profissionalizadas. Mas isso é bom, pois diria que a indústria do carnaval cresceu gerando trabalho e renda", pontua Moura.

Outra novidade é a forma de administrar. "Hoje temos um administrador, um gestor que é nosso diretor de carnaval, Edison José da Silva. Ele cuida de toda a parte administrativa. A escola conta ainda com acompanhamento jurídico", diz.

Mais um diferencial é que as reuniões são acompanhadas por psicóloga que desenvolve atividades com o grupo e toda a diretoria participa e os resultados já são visíveis com excelentes resultados. "Também o trabalho de logística é desenvolvido pelo administrador que conta com apoio do Fábio Franco", ressalta.

A escola está prestes a receber um profissional, que entre vários projetos a ser desenvolvido, está a oficina de ritmistas e o de formação de Mestre Sala e Porta Bandeira, já com início para o mês de setembro.

 

saiba mais

A ESCOLA

A Real Grandeza desfilou em 2014 com 550 componentes com um enredo que falava e homenageava a imigração japonesa. Em 2015, a intenção é desfilar com mais de 800 integrantes.
Publicidade

Veja também