Realizado na profissão?

OPINIÃO - Vinicius Oliveira

Data 13/02/2020
Horário 05:00

Você se sente realizado, feliz profissionalmente? Tem sucesso na carreira? Sempre que paramos para pensar nesse assunto, a primeira coisa que vem à mente é dinheiro, fama, autoridade, mas será que se resume a isso? Tudo depende do parâmetro usado... Medir o meu sucesso com o de alguém infinitamente diferente de mim e das minhas condições é desleal e frustrante. Precisamos entender que cada passo que damos em nossa carreira, pode ser assimilado como uma realização.

Vou dar um exemplo: uma pessoa decide ser bancária. No banco privado geralmente vai começar como jovem aprendiz ou estagiário, depois passa para o cargo de caixa, coordenador, gerente de atendimento. Se quiser seguir para o setor comercial pode ser gerente de pessoa física, pessoa jurídica e assim por diante. Até chegar à carreira de gerente geral, superintendente ou algo a mais.

Bom, isso leva muito tempo. Imagine se o jovem aprendiz, com 19 anos de idade, começa a comparar o seu sucesso e suas realizações com a de um gerente geral? Ou de um gerente de contas? Torna-se praticamente impossível.

Agora, se começarmos a pensar que o sucesso está na realização de uma tarefa de trabalho bem-feita, de cada passo dado, a história muda totalmente. Se você define que seu próximo passo significa alcançar a realização, tem a chance de sempre se sentir motivado para fazer mais!

Estará apto ao próximo sucesso e menos desanimado pelo fracasso. Ou seja, até chegar a gerente geral, o jovem aprendiz terá dezenas de conquistas. Portanto, não se limite a considerá-las somente em relação às grandes realizações, mas sim em tudo aquilo que o aproxima da meta final, de algo maior.

Sempre digo, repito e repetirei quando puder: carreira significa caminho. E todo caminho, inclusive o do sucesso profissional, começa onde estão os nossos pés. Não se esqueça disso!

Sempre digo, repito e repetirei quando puder: carreira significa caminho.

Publicidade

Veja também