Recém-fundado, Prudente Coronéis estreia pelo Paulista

Os prudentinos figuram entre o Rio Preto Weilers e o Votuporanga Mohawks, além do Araçatuba Touros, na lista do interior. Já na capital, Brasil Devilz, São Paulo Storm, Spartans Football e Vipers Arms compõem a chave.

Esportes - Jean Ramalho

Data 21/03/2014
Horário 11:24
 

Paixão nacional e prioridade de aproximadamente 30 milhões de brasileiros, conforme o estudo Atlas do Esporte no Brasil, de 2006, o futebol é carta fora do baralho para cerca de 80 jovens de Presidente Prudente. Para eles, que integram o grupo do Prudente Coronéis, praticar esporte se resume sim em jogar futebol, não aquele trazido ao Brasil por Charles Miller, mas o americano. Com um ano e meio de fundação, o projeto, que nasceu de maneira despretensiosa, agora dará seus primeiros passos nos gramados oficiais pelo Campeonato Paulista de Futebol Americano.

Jornal O Imparcial Equipe conta atualmente com cerca de 80 atletas, que treinam semanalmente no Parque do Povo

"Tudo começou através de uma brincadeira e foi tomando forma, crescendo cada vez mais e agora nosso grupo é formado por quase 80 jogadores. Em um ano e meio de existência, nunca disputamos uma partida oficial, apenas amistosos, então, agora será a oportunidade de começarmos escrever a nossa própria história", comenta o coordenador e idealizador do Prudente Coronéis, Paulo Felipe Gomes Neto, 26 anos.

Organizado pela Liga Paulista de Futebol Americano (LPFA), o Campeonato Paulista da modalidade teve início em 9 de março, com oito equipes, que foram divididas entre as conferências capital e interior. Os prudentinos figuram entre o Rio Preto Weilers e o Votuporanga Mohawks, além do Araçatuba Touros, na lista do interior. Já na capital, Brasil Devilz, São Paulo Storm, Spartans Football e Vipers Arms compõem a chave.

A estreia do Prudente Coronéis está prevista para este domingo, às 10h, no Estádio Municipal Adhemar de Barros, em Araçatuba, contra os donos da casa. "Estamos otimistas. Nos amistosos que a gente jogou enfrentamos equipes grandes e alcançamos duas vitórias. Então, mesmo mantendo os ‘pés no chão’, vamos encarar nosso adversário de igual para igual", pontua o coordenador, que pratica a modalidade há nove anos.

 

Caminho traçado


Conforme o regulamento da competição, as equipes jogarão todos contra todos dentro de seus respectivos grupos, sendo que, ao final, os dois melhores colocados seguirão para os playoffs. A partir desta etapa, os vencedores dos duelos semifinais decidirão o campeão estadual da temporada. De acordo com Gomes Neto, o torneio deve durar de dois a três meses.

Para se sair bem no torneio estadual, o coordenador explica que o elenco do Prudente Coronéis mantém uma rotina intensa de treinamentos. Segundo ele, os trabalhos são realizados durante três dias da semana, até três horas por dia, no campo de grama sintético do Parque do Povo, de Prudente.

 

 

SAIBA MAIS

DOAÇÃO DE SANGUE

Os atletas do Prudente Coronéis, anteontem, compareceram ao Instituto RH – Hematologia e Hemoterapia, de Presidente Prudente. O intuito da visita foi a realização da segunda campanha, feita pelo time, para incentivar a doação de sangue. No total foram cerca de 4 litros de sangue doados. O jogador Ivan Otávio Coelho, 21 anos, já doador, contou que o incentivo da equipe somente fez com que não desanimasse e continuasse a colaborar, sempre que possível. "É como unir o útil ao agradável", complementa o atleta falando sobre o futebol americano e salvar vidas em nota da Assessoria de Comunicação do Prudente Coronéis.
Publicidade

Veja também