Caro leitor, sabemos que o professor tem um papel singular quando se trata de preparar nossos jovens para as mudanças que vão melhorar nosso país. Assim, esses que são fundamentais para essa complexa trilha de formação, agora entram em um período de recesso.
Descanso digno a esses trabalhadores que através de sua competência, carisma, talento e dedicação, constroem um futuro melhor. Em tempos atuais, ainda grande parte dos professores é desvalorizada e, para muitos setores da sociedade, eles ainda trabalham pouco ou não trabalham.
Contudo, o recesso é um tempo precioso tanto para professores como para os alunos. Para professores, é tempo de recuperar o desgaste físico e emocional longe das responsabilidades diárias. Assim, esse recesso é fundamental para que os professores consigam equilibrar suas vidas pessoais e profissionais. Para os alunos, também é tempo de desacelerar, procurar novos interesses que contribuam para a aprendizagem de maneira informal, podendo interagir em contextos sociais diferentes daqueles da escola, seja em acampamentos, clubes ou viagens em família. Essas interações são vitais para o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais, como a empatia, cooperação e resolução de conflitos.
Portanto, é imprescindível que cada professor, nessas próximas semanas, cultive uma base sólida para o enfrentamento dos desafios do cotidiano escolar, por meio de uma vitalidade renovada nesse recesso. Sendo muito importante que elas sejam bem focadas no objetivo de que as saúdes físicas e mentais estejam em primeiro lugar nesse momento. Por isso, professor, faça uma pausa, renove suas forças, energias, inspirações e aproveite cada instante investindo o máximo no seu descanso.
Esse recesso é mais do que uma simples pausa no calendário acadêmico, é um componente vital para o desenvolvimento saudável dos estudantes e a manutenção da saúde mental dos professores, a fim de garantir um ambiente educacional saudável e produtivo até o final do ano.
“Que esse tempo de refrigério do físico e das emoções de cada professor seja acompanhado com um olhar de esperança que vislumbre dias melhores para esses importantes profissionais da educação”.