O Parque do Povo foi o cenário de mais uma celebração do esporte! A sexta edição da Corrida da OAB Prudente (Ordem dos Advogados do Brasil), reuniu mais de 1.200 participantes ontem, consolidando o crescimento das provas de rua na região. Presidente Prudente, principalmente, é a cidade do interior que mais realiza corridas de rua - foram 26 provas em 2024. Já este ano, serão mais de 40.
A Semepp (Secretaria Municipal de Esportes) e Semob (Secretaria de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública), órgãos responsáveis pela regularização dos eventos na cidade, informaram que para esse ano, já não há datas disponíveis para outras provas além das que já estão programadas.
Atletas de diversas cidades marcaram presença na Corrida da OAB Prudente, reforçando a posição de Prudente, como um polo de corrida de rua no Estado de São Paulo. A largada foi em frente a OAB, no Parque do Povo. Foram duas provas: de 5 km (quilômetros), uma volta pelo Parque do Povo, e 10 km, duas voltas.
Desde a largada, as duas corridas foram dominadas por Cristiano “Trem Bala” de Prudente, líder absoluto até a chegada nos 5 km, e Pablo Santana, de Rancharia, na prova de 10 km.
No pódio, talentos locais: Cristiano “Trem Bala” venceu a prova de 5 km, e Pablo Santana de Rancharia, sagrou-se campeão nos 10 km. A união do esporte, superação e a energia contagiante dos participantes fez a Corrida da OAB Prudente, um evento inesquecível.
Fernando Pasquearelli, da TvCom Running, organizadora do evento, explicou que essa corrida teve uma edição ilimitada de participantes. “Nós abrimos para mil pessoas, depois consideramos mais 100 inscrições, e ficou assim - 1.200 pessoas e mais de 300 pessoas interessadas em participar. Porém, a gente não tinha mais a disponibilidade das vagas. Isso aconteceu por que a gente queria, no pós-prova, oferecer uma segurança melhor, um conforto melhor e um atendimento melhor para os participantes, caso contrário teríamos aí mais de 1.500 atletas participando, porque a procura foi muito grande”.
De acordo com Fernando, a corrida cravou o horário de largada, a entrega dos kits não teve fila. “O pós-prova foi muito farto, com pães, lanches, sucos, açaí, sorvete. Foi uma grande festa com DJ, foi maravilhoso. Essa corrida superou todas as expectativas, tanto da organização, do percurso, com os pontos de água, organizados, muito bem demarcado, muito seguro, então isso foi um ponto bastante positivo”.
Sobre o crescimento das corridas de pedestres, Fernando acredita que é uma tendência, pois é o esporte que mais cresce no mundo. “A gente entende que é o esporte mais democrático, é um esporte que você reúne ali num mesmo evento, corredores de alto rendimento, atletas de elite, com atletas que estão começando, atletas de nível intermediário, então a isso se deve esse crescimento. Além da possibilidade das pessoas conhecerem novos lugares, conhecerem novas pessoas, fomentar o turismo através das corridas de pedestres, fortalecer o comércio local”.
Fotos: Sinomar Calmona
Cristiano “Trem Bala” (148), vencedor dos 5 km e Pablo Santana (2961) vencedor dos 10 km
Viviane Segatto, presidente da OAB e Fernando Pasquarelli, da TV Com Running
Equipe Denys Rodrigues
Equipe Sinérgica Assessoria Esportiva
Grupo de motociclistas 100 Fronteiras, batedores da prova
Sicredi Rio Paraná apoiou essa prova