Rede Amor e Esperança faz mutirão de plantio na Mata do Furquim no Dia Mundial da Água

Ação visa proteção de nascentes no local, que perdeu 80% da vegetação durante incêndio em agosto de 2021, e, consequentemente, o incentivo à preservação do meio ambiente

PRUDENTE - OSLAINE SILVA

Data 20/03/2024
Horário 08:19
Foto: Marcel Sachetti
Ação com lançamento de bombas dá continuidade ao trabalho iniciado no ano passado
Ação com lançamento de bombas dá continuidade ao trabalho iniciado no ano passado

A Rede Amor e Esperança, que luta para fomentar e incentivar a conservação e a preservação do meio ambiente, promove neste dia 22, das 9h às 12h, mais uma ação motivadora neste Dia Mundial da Água, desta vez na Mata do Furquim, em alusão à data. Na ocasião, segundo Eudes Elias, presidente da associação sem fins lucrativos, será realizado um mutirão de plantio de 200 mudas e o lançamento de 500 bombas de sementes para reflorestamento do local, que perdeu 80% da vegetação durante incêndio em agosto de 2021.

Ele explica que o espaço foi escolhido, pois durante as ações identificaram a presença de nascentes que foram totalmente prejudicadas com o incêndio que as deixaram com pouca vegetação ao redor. “Buscamos com essa ação promover a proteção dessas nascentes, bem como promover a proteção do Parque Ecológico Chico Mendes, a famosa Mata do Furquim, que é o maior fragmento de Mata Atlântica dentro do perímetro urbano de Presidente Prudente”, ressalta o protetor da natureza prudentina.

Ele acentua que, além do reflorestamento, outro importante objetivo é a conscientização de toda a população quanto aos cuidados que se deve ter com o meio ambiente. 

Participação especial

De acordo com Eudes, os voluntários contarão com a participação de 40 atendidos pela Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), o que aquece a inclusão social, alunos do Colégio Prudente, da Fatec (Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo) , e uma turma de mestrado em Meio Ambiente da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista).

“Vale lembrar que são muito bem-vindas todas as pessoas interessadas em deixar sua contribuição em mais essa ação que trará inúmeros benefícios para as futuras gerações, afinal, o cuidado com o meio ambiente é responsabilidade de todos”, convida o presidente da Rede Amor e Esperança.

Apoiadores desta ação:
Agência Kender
Master Sul
Unilab
Grecal Galcário
Prudenco (Companhia Prudentina de Desenvolvimento)

Fotos: Marcel Sachetti

Bombas de sementes que serão confeccionadas e lançadas na Mata do Furquim pelos participantes

Eudes Elias não se cansa de buscar conscientizar as pessoas a cuidarem do meio em que vivem

Publicidade

Veja também