Rede Amor e Esperança realiza 1ª ação do ano neste sábado

Ação com recebimento de resíduos que faz parte de um novo projeto da associação, “Eu Planto o Futuro”, será na Rua Alexandre Buchala, esquina com a Avenida JK, das 8h às 14h

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 13/01/2023
Horário 11:53
Foto: Cedida
Pequenos voluntários compartilham o bem com o meio ambiente plantando uma nova muda
Pequenos voluntários compartilham o bem com o meio ambiente plantando uma nova muda

Neste sábado, das 8h às 14h, a Rua Alexandre Buchala, esquina com a Avenida JK (Juscelino Kubitschek) de Oliveira, no Jardim Jequitibá, em Presidente Prudente, recebe a primeira ação do ano da Associação Rede Amor e Esperança com um novo projeto, batizado “Eu Planto o Futuro”, que visa à realização de ações de limpeza, coleta de resíduos e plantio de mudas em várias partes da cidade no decorrer do ano. 
“Em 2022 conseguimos realizar mais de 30 ações socioambientais, dentre elas, retiramos mais de 400 quilos de plástico do Córrego do Limoeiro, 6 toneladas de resíduos diversos foram destinados de forma correta. Queremos fazer muito mais em 2023”, expõe Eudes Elias, presidente da associação, dando sequência: “A gente, às vezes, acha que faz tão pouco, mas, olhando pra trás, se cada um fizesse um pouquinho, melhoraria muito o meio ambiente, e, consequentemente, a qualidade de vida das pessoas, das nossas vidas”.
Ele relembra ainda que foram plantadas mais de 1000 mudas de árvores em diversas áreas, como a Mata do Furquim, que sofreu em 2022 com um incêndio de grandes proporções na época; além da realização de diversos mutirões de limpeza e da Semana do Dia Mundial da Limpeza, no mês de setembro. 
“Durante o ano todo realizamos a campanha das cartelas de medicamentos vazias que são revertidas em cadeiras de rodas. Em 2022 chegamos à quantidade de 7 toneladas de cartelas que foram retiradas dos aterros sanitários e recicladas. Se junte a nós nessa causa e cuidemos uns dos outros”, convida Eudes.

Destinação de entulho

Eudes informa que, durante o evento, as pessoas poderão levar até o local, galhos de árvore, restos de entulho, móveis e metais velhos, lixo eletrônico, etc. Auxiliando nos trabalhos dos voluntários, que estarão em aproximadamente 20 pessoas, para acondicionar estes materiais, a Prudenco (Companhia Prudentina de Desenvolvimento) e a Bacarin disponibilizaram uma caçamba cada, gratuitamente.
“Esses galhos de árvores e os móveis velhos serão destinados para a Transforma Energia, que também disponibilizou o descarte sem cobrar nada da gente. Teremos ainda a participação voluntária do Marcos Moey e NN Jardinagem, que farão a poda das árvores”, cita Eudes.

Importante adesão

O presidente da associação ainda destaca o quão importante é a participação da comunidade nessas ações para chamar a atenção de uma parcela da população que ainda insiste em descartar lixo de forma incorreta, inadequada. Ele acentua que é imprescindível que haja uma mudança de comportamento para que toda a população possa destinar seus resíduos corretamente, prevenindo, assim, doenças como a dengue, por exemplo, a proliferação de animais peçonhentos. E, por outro lado também é importante para chamar a atenção do poder público para aumentar a fiscalização nesses locais, orientar, conscientizar e aplicar multas se for o caso.
“Todos os anos os prejuízos à saúde da população nessa época de chuvas são grandes. A destinação correta de resíduos contribui com a melhora da qualidade de vida, além de promover uma cidade mais sustentável, limpa e bonita”, frisa Eudes.

SERVIÇO
A ação será realizada neste sábado, das 8h às 14h, a Rua Alexandre Buchala, esquina com a Avenida JK,  no Jardim Jequitibás, em Prudente.

Foto: Cedida

Em 2022, voluntários retiraram 7 toneladas de cartelas de remédios de aterros sanitários, que foram recicladas

Publicidade

Veja também