Rede apoia campanha sobre saúde mental

Durante o mês, Método Supera, em Prudente, esclarecerá dúvidas da população sobre o cérebro e importância de manter a mente sã

Criada em 2013, a Campanha Janeiro Branco tem o objetivo de mobilizar a sociedade em favor da saúde mental e do bem-estar. Por ser um assunto importante, que envolve também a saúde do cérebro, a campanha tem o apoio do Método Supera, rede de escolas de ginástica cerebral, que atua há 12 anos em todo o Brasil. Durante todo o mês de janeiro, a unidade de Presidente Prudente estará de portas abertas à população para esclarecer dúvidas sobre o cérebro e informando sobre a importância de manter a saúde da mente em dia, a partir das atividades de ginástica cerebral e outras práticas.

Mas, afinal, o que é saúde mental? Para facilitar o entendimento, podemos compará-la à saúde física. Quando falamos em ginástica para o corpo, sabemos exatamente quais são os benefícios desta prática, como prevenção de doenças, manutenção da forma física, qualidade de vida e bem-estar. Com a saúde da mente é a mesma coisa. Ter saúde mental significa ter capacidade de manter o equilíbrio emocional, regular o estresse, lidar facilmente com questões financeiras, driblar problemas familiares e neutralizar medos e inseguranças. Em outras palavras, cuidar da saúde mental ajuda a prevenir ansiedade, lapsos de memória, fobias, pânicos e depressão; problemas que assolam mais da metade da população do Brasil.

De nada adianta estar com o corpo em forma se a cabeça não vai bem. A Campanha do Janeiro Branco promove o conceito de “corpo são e mente sã”. Os idealizadores da campanha escolheram o início do ano para defender a causa, justamente porque, nesta época, as pessoas têm a sensação de recomeço, de reavaliação da própria vida, criam novos planos e possuem o desejo de ter um estilo de vida mais saudável e feliz.

Cuidados

Para preservar a saúde mental, além de recorrer a psicólogos, terapeutas, psiquiatras, neuropsicólogos e gerontólogos, podemos praticar ginástica cerebral. Ela utiliza diversas ferramentas e dinâmicas para melhorar o desempenho do cérebro e, ao mesmo tempo, desenvolver habilidades socioemocionais essenciais para a saúde mental, como autoestima, autoconfiança; além de lidar de maneira positiva com resoluções de problemas. A prática de atividades cognitivas, uma alimentação balanceada, ingestão de água, fazer exercícios físicos e ter uma boa sociabilidade são os ingredientes principais para garantir boa qualidade de vida à nossa mente.  

Com AI do Método Supera

Publicidade

Veja também