Reeducandos de Prudente promovem sarau cultural

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 16/08/2016
Horário 11:05
 

A 1ª Jornada da Cidadania e Empregabilidade tem início às 9h de hoje, no CR (Centro de Ressocialização) de Montalvão, distrito de Presidente Prudente. Em forma de agradecimento, reeducandos se apresentarão ao público presente durante a realização de um sarau cultural, às 11h e às 13h.

A jornada vem percorrendo as unidades prisionais do Estado de São Paulo, com o objetivo de oferecer aos reeducandos serviços e documentos pessoais, dando a eles condições para estudar, trabalhar, prestar exames públicos e, consequentemente, contribuir também para remição de pena oriunda do trabalho e educação. No geral, é um auxílio para a retomada da vida em liberdade.

De 38 estabelecimentos administrados pela Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste do Estado, o CR de Presidente Prudente é o 24º estabelecimento a receber a caravana social que, na data de hoje, possui uma população carcerária de 212 sentenciados cumprindo pena em regime fechado e semiaberto, embora a capacidade do local seja para 210. Destes, 83 cursam ensino fundamental ou médio, 133 trabalham na área interna, e outros 62 trabalham externamente.

No evento estarão expostos trabalhos pedagógicos produzidos durante as aulas escolares e artesanatos, além de produtos confeccionadas por reeducandos para empresas conveniadas de luminárias, confecção de cadeiras, cintos e artesanatos.

A jornada segue com emissão e atualização de documentos pessoais como RG, Certidão de Nascimento e Casamento, CPF e Carteira de Trabalho e Previdência Social. Os beneficiados ainda participarão de cortes de cabelo, atendimentos médicos e jurídicos, medição de glicemia, testes rápidos de doenças sexualmente transmissíveis, atendimento odontológico e aferição de pressão arterial.

Os participantes também assistirão palestras sobre ações da Caef (Central de Atenção ao Egresso e Família), qualidade de vida, preparação para a liberdade, mercado de trabalho e empregabilidade e cuidados para uma vida saudável.
Publicidade

Veja também