Reestruturado, basquete de Dracena prioriza a base

O teste foi realizado no Ginásio de Esportes Dovilho Moura, com a participação de 15 aspirantes, vindos de Tupã, Ourinhos, Garça, Presidente Prudente e Campo Grande, além de atletas da própria cidade.

Esportes - Jean Ramalho

Data 28/02/2014
Horário 08:53
 

Presente em oito finais consecutivas dos Jogos Regionais, das quais assegurou quatro títulos, a equipe adulta do basquete masculino da Unifadra/Dracena foi descontinuada nesta temporada para dar lugar a um novo projeto. Em nome da reestruturação da modalidade na cidade, diretoria e comissão técnica decidiram por reforçar as categorias de base com a formação de um time sub-17. Atualmente, o grupo conta com oito jogadores em sua composição, que estão em treinamento desde a última semana, visando as disputas da Liga Regional do Centro-Oeste Paulista (LBC), Jogos Abertos da Juventude e da Copa de Basquete do Estado de São Paulo.

"Estamos em plena reformulação do trabalho, com o objetivo de reforçar as categorias de base, antes de pensar novamente em retomar a categoria adulta. Apesar do sucesso que tivemos com o time masculino adulto, com a participação maciça da população dracenense nos jogos, decidimos por reestruturar o projeto e começar do zero", relata José Augusto Camuci Júnior, 42 anos, técnico da equipe desde meados de 2010.

Ex-ala/armador, com passagens por equipes como Suzano, Jales, Uberlândia e São Caetano, o treinador dracenense realizou entre 7 e 8 deste mês uma seletiva para captação de jovens talentos ao time. O teste foi realizado no Ginásio de Esportes Dovilho Moura, com a participação de 15 aspirantes, vindos de Tupã, Ourinhos, Garça, Presidente Prudente e Campo Grande, além de atletas da própria cidade.

Ao final, Camuci Júnior conta que selecionou oito jogadores, entre eles o ala/armador Bruno Giovanini e o ala Pedro Henrique, ambos formados nas categorias de base do basquete masculino da Secretaria de Esportes de Presidente Prudente (Semepp). "Como não temos tempo hábil para inscrever os atletas para inscrever os atletas, não iremos federar a equipe. Temos a ideia de montar um time juvenil, para servir como base para o elenco adulto, que deve começar ser montado novamente a partir do meio do ano ou até 2015", revela o técnico.

 

Grupo em formação


Com boa parte do elenco definido para temporada, Camuci Júnior deu a largada na preparação da equipe na última semana. Os treinos são realizados em dois períodos, das 9h às 11h e das 15h às 18h. De acordo com o treinador, a expectativa da comissão técnica é trabalhar com um número de até 12 atletas, contudo, Camuci Júnior conta que não fará outras seletivas, mas avaliará apenas jogadores que venham indicados por outros técnicos.

"Os jogadores que vieram de outras cidades chegaram na última semana. A partir de então iniciamos os treinamentos, que devem ser intensificados nos próximos dias", afirma o treinador, que revela ainda que os atletas contratados de outros municípios recebem ajuda de custo, alimentação e alojamento do clube. "Pelo que a gente tem visto, precisamos melhorar no aspecto individual primeiramente, que vai influenciar no coletivo. Temos que aprofundar na questão dos fundamentos, com a execução de arremessos e passes de cada atleta", considera o técnico com relação a atual situação de seus comandados.

 

Futuro promissor


Com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes e da Associação Amigos do Esporte, Camuci Júnior acredita que mesmo com a mudança na filosofia de trabalho, o projeto dracenense ainda tem potencial para seguir colhendo bons frutos dentro das quadras. "Será uma temporada de renovação. Com a equipe adulta tivemos ótimos resultados, mas há momentos que precisamos recomeçar, então acho que essa reformulação fará bem para o basquete de Dracena", pontua o técnico.
Publicidade

Veja também