Reforma do aeroporto de Prudente segue sem data para começar, afirma concessionária

ASP diz que projeto ainda passa por trâmites burocráticos; cronograma será divulgado “oportunamente”

PRUDENTE - CAIO GERVAZONI

Data 21/06/2025
Horário 04:05
Foto: Arquivo/O Imparcial/Maurício Delfim Fotografia
Reforma do Aeroporto de Prudente continua sem previsão concreta para sair do papel
Reforma do Aeroporto de Prudente continua sem previsão concreta para sair do papel

A tão aguardada reforma do Aeroporto Estadual Adhemar de Barros de Presidente Prudente continua sem previsão concreta para sair do papel. Após questionamentos feitos por O Imparcial, a ASP (Consórcio Aeroportos Paulista), concessionária responsável pelo terminal desde 2022, respondeu nesta segunda-feira (16) que o projeto de ampliação e modernização ainda passa por tratativas documentais e burocráticas.

Na nota enviada à reportagem, a empresa informou que “o cronograma de execução e a apresentação do projeto serão anunciados oportunamente”. Apesar do cenário indefinido, a concessionária voltou a reforçar “o compromisso com o desenvolvimento regional”. “A ASP reforça seu compromisso com o avanço da mobilidade aérea da região, promovendo desenvolvimento e mais oportunidade de negócios para todos”, diz o comunicado.

Anúncio em janeiro

A remodelação do aeroporto prudentino foi anunciada oficialmente em janeiro deste ano, durante uma reunião entre o CEO da ASP, Dario Rais Lopes, e representantes da Prefeitura de Presidente Prudente. Na ocasião, foi informado que o investimento no terminal seria de R$ 20 milhões, com a primeira etapa – a expansão do terminal de passageiros – prevista para começar em março.

No entanto, como mostrado por O Imparcial em reportagem publicada em 28 de março, nenhuma movimentação foi registrada até o momento no local. O terminal segue operando normalmente, sem a presença de maquinários ou sinalização de início das obras.

Entidades cobram transparência

O atraso no início das obras também tem gerado manifestações por parte de entidades representativas da sociedade civil e do setor de turismo. Para a UEPP (União das Entidades de Presidente Prudente e Região), a falta de avanços concretos e de informações claras por parte da concessionária aumenta a sensação de incerteza na população.

“A UEPP manifesta sua preocupação com a falta de informações claras e visíveis avanços na tão aguardada reforma do Aeroporto Estadual Adhemar de Barros. Apesar dos reiterados anúncios e da mobilização constante da sociedade civil organizada nos últimos três anos, a ausência de sinalizações concretas sobre o andamento das obras por parte da concessionária ASP gera incertezas. Reiteramos que seguiremos atentos e atuantes, cobrando de forma firme e transparente o cumprimento dos compromissos assumidos com a nossa região”, afirma Marcos Eduardo Nomura, presidente da entidade.

Segundo Marcos Lucas, representante da Abav-SP/Aviesp (Associação Brasileira de Agências de Viagens de São Paulo), é essencial que a ASP avance com o projeto para acompanhar o crescimento da demanda por transporte aéreo na cidade.

“A Abav-SP / Aviesp trabalha para o desenvolvimento do transporte aéreo regional desde 2005, tendo tido papel importante na concessão do aeroporto à iniciativa privada como uma oportunidade de celeridade no processo de reforma e ampliação desse importante equipamento, que continua respondendo positivamente, com 90% de ocupação nos voos comerciais que operam na cidade. Dessa forma, é fundamental que a ASP inicie as obras de ampliação que se comprometeu com a cidade e efetivamente cumpra sua parte com a comunidade prudentina”.

Prefeitura também se posicionou

Em nota enviada à reportagem no fim de março, a Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Seplan (Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Habitação)Seplan (Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Habitação), informou que todos os procedimentos que cabiam à administração municipal já foram devidamente encaminhados. Segundo a pasta, a continuidade do processo agora depende da concessionária e dos órgãos reguladores.

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