A Prefeitura de Regente Feijó divulgou que o município atingiu um marco histórico na segurança pública: sem registro de roubo neste primeiro semestre de 2025 (janeiro a junho), conforme levantamento junto à Polícia Civil. Para a administração municipal, este resultado representa um feito inédito para o período e reflete a eficácia das ações preventivas e da estratégia de segurança adotada pelo município.
Ainda segundo o levantamento, os casos de furto apresentaram uma redução de 8,2% no mesmo período. Foram contabilizadas 56 ocorrências nos seis primeiros meses desse ano. No ano passado (12 meses) foram registradas 122 ocorrências (Veja os números abaixo).
2024
Furto veículos - 2
Furtos outros - 122
Roubos - 5
Outros crimes contra o patrimônio - 254
2025 (1º Semestre)
Furto veículos - 4
Furtos outros - 56
Roubos - 0
Outros crimes contra o patrimônio - 136
Monitoramento Integrado
De acordo com a Prefeitura, a base para esses resultados é a implementação de um sistema de monitoramento inteligente, com câmeras de alta resolução instaladas em pontos estratégicos da cidade. A Central de Monitoramento de Regente Feijó, atua na vigilância ostensiva e na elucidação de crimes, facilitando a identificação de suspeitos e veículos para as forças de segurança.
A administração ressalta ainda, que a integração entre as Polícias Civil e Militar e prefeitura, tem sido muito importante para a otimização de recursos e para a resposta rápida às ocorrências. A análise dos dados provenientes do monitoramento permitiu uma atuação direcionada, especialmente em relação a crimes contra o patrimônio.
Em uma análise técnica, segundo informou a prefeitura, a variação no número de danos ao patrimônio público, merece atenção. O total de ocorrências passou de 254 em 2024, para 136 no primeiro semestre deste ano.
Política de Segurança Preventiva
Para a administração municipal, a redução da criminalidade em Regente Feijó é um resultado multifatorial. Além do investimento em tecnologia e da integração operacional, a política de segurança pública da administração se baseia na conscientização e no engajamento comunitário. Essa abordagem valoriza a participação ativa da população na prevenção de ocorrências.