Região deve ter chuvas diariamente até início de 2023, inclusive na virada do ano

Neste período, é esperado volume entre 100 mm e 150 mm, aponta centro de previsão do tempo da Unoeste; Defesa Civil emitiu alerta para a população

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 27/12/2022
Horário 15:04
Foto: Freepik
Ano deve terminar com chuvas na região de Prudente
Ano deve terminar com chuvas na região de Prudente

A previsão é que chova diariamente até o início de janeiro na região de Presidente Prudente, inclusive com grande possibilidade na virada do ano. De acordo com o Centro de Monitoramento e Estudos Climáticos e de Previsão do Tempo da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), são esperados entre 100 mm e 150 mm neste período.

Nessa segunda-feira, a Defesa Civil emitiu alerta para a população devido ao período de chuvas intensas que atingirão todo o Estado até sexta-feira. Segundo dados do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência), elas poderão ser acompanhadas de descargas elétricas, fortes rajadas de vento e acumulados elevados, aumentando o risco para transtornos. Isso ocorre devido à aproximação de uma frente fria, vinda do Sul do país.

Por conta deste cenário meteorológico, a Defesa Civil orienta que os cidadãos fiquem atentos a qualquer sinal de perigo, como desabamentos, desmoronamentos, deslizamentos, inundações, enxurradas e raios.

A recomendação é que não atravessem e adentrem em áreas inundadas ou enfrentem enxurradas, uma vez que a força da água pode arrastar uma pessoa ou até mesmo um veículo. As pessoas que moram em áreas de risco devem estar alertas quanto a sinais de movimentação do solo, como postes e árvores inclinadas, rachaduras nas paredes e portas e janelas emperradas.

Diante desses sinais, os moradores devem sair imediatamente do local e acionar a Defesa Civil ou o Corpo de Bombeiros.

Prognóstico para o verão

Com o cenário de chuvas, o fim do ano no oeste paulista será típico da estação de verão, que teve início no dia 21 de dezembro. Conforme o especialista em Agrometeorologia e Climatologia da Unoeste, Alexandrius de Moraes Barbosa, os modelos preveem que as chuvas do próximo trimestre (janeiro a março) fiquem dentro da normalidade na região, sendo que o volume total habitual para a estação nesta parte do oeste paulista é próximo a 650 mm.

Na análise mês a mês, o prognóstico indica que a distribuição será irregular, com chuvas pouco acima da normalidade em janeiro, pouco abaixo da normalidade em fevereiro e dentro da normalidade em março.

Neste verão, a tendência é que a temperatura média de janeiro a março fique pouco acima da normalidade. Na região, a temperatura média histórica da estação é de 26,5 °C, sendo comuns dias com máximas superiores a 32 °C.

Balanço da primavera

A primavera deste ano, por sua vez, foi marcada por temperaturas abaixo da normalidade na região. O comum para o período é temperatura média de 26 °C, sendo que, em 2022, a média ficou em 23,6 °C, ou seja, 2,4 °C abaixo do convencional.

Em relação às chuvas, o normal para o período é volume acumulado próximo a 480 mm. Nessa primavera, foram registrados 542 mm na estação meteorológica da Unoeste – localizada em Presidente Prudente –, 12% acima do habitual.

A distribuição das chuvas se deu de forma irregular. Enquanto em outubro e dezembro o volume ficou acima de 180 mm, em novembro foram registrados 45 mm (apenas 28% do esperado para o mês). “O baixo volume observado no mês resultou em déficit de 35 mm no solo, situação que causou a redução no desenvolvimento das culturas instaladas em outubro e o atraso dos plantios programados para o mês de novembro”, aponta Alexandrius.

Temperaturas previstas para os próximos dias na região

Dia

Mínima prevista

Máxima prevista

Qua (28/12)

22

28

Qui (29/12)

22

27

Sex (30/12)

21

26

Sáb (31/12)

21

27

Dom (01/01)

22

28

Seg (02/01)

22

28

Ter (03/01)

22

27

Qua (04/01)

21

26

Qui (05/01)

22

26

Sex (06/01)

21

27

Fonte: Unoeste Clima

Publicidade

Veja também