Região é representada em concurso culinário

Destaque da segunda temporada do programa “The Taste Brasil", venceslauense Gabriel Coelho segue confiante na competição

VARIEDADES - Estevão Salomão

Data 17/03/2016
Horário 10:10
 

A segunda temporada do programa culinário "The Taste Brasil" do canal GNT já começou e a região de Presidente Prudente é representada pelo venceslauense Gabriel Coelho, 27 anos. Considerado um dos principais nomes para chegar à final, na etapa eliminatória o chefe de cozinha surpreendeu ao conquistar todos os jurados - considerados os "mais importantes chefes do país"- o que aconteceu pela primeira vez na história do programa. Nesta primeira fase, realizada no dia 10 de março, 12 dos 24 participantes passaram para as próximas etapas, que devem continuar no sistema classificatório até o final de junho.

Além de conquistar o prestígio entre os conceitos culinários, sobretudo diante de importantes nomes deste ramo, como os jurados Felipe Bronze, Andre Mifano e Claude Troisgros, o ganhador ainda receberá a quantia de R$ 100 mil.

Jornal O Imparcial Gabriel mora em SP, onde se formou em Gastronomia e hoje participa do programa na GNT

Para Gabriel, que atualmente mora e trabalha em São Paulo, esta é uma oportunidade para seu principal objetivo: "ter um restaurante na lista dos melhores do mundo".

Conforme o regulamento do programa, a cada edição, um chefe renomado é convidado para abrir a prova em grupo. Nessa prova, os mentores orientam seus cozinheiros e os times trabalham em prol de uma única representação. Depois, é o chefe convidado que decide, às cegas, qual das três cozinhas preparou a melhor colher. O cozinheiro vencedor dessa prova ganha imunidade no episódio e se prepara para a próxima etapa com mais tranquilidade.

E foi nesta primeira etapa que Gabriel, ao apresentar sua colher recheada com purê de broa de milho, costelhinha suína e espuma de limão cravo, fez com que todos eles virassem a cadeira. "Essa foi a primeira vez que algo assim aconteceu na história deste programa", destacou o chefe Andre Mifano através da Assessoria de Imprensa.

Entretanto, para o represnetante regional, apesar de "muita confinça", este jogo "é daquele que errar menos", uma vez que "todos os concorrentes são muito bons".

Para ser um bom cozinhieiro, Gabriel esclarece que é preciso variedade e técnica, haja vista "a necessidade de inovação a cada dia".

Nas proximas etapas, todos os envolvidos passarão por provas em equipe e individuais, onde concorrerão ao prêmio de 100 mil reais e o troféu de campeão do segundo "The Taste Brasil".

 

O participante


Nascido em Presidente Venceslau e com toda sua família ainda residente na cidade, atualmente Gabriel é um dos desenvolvedores do App Kuizine Lab e chefe de confeitaria do Maksoud Plaza, um dos maiores hotéis da capital paulista. Porém, já atuou em diferentes regiões do país, inclusive fora dele, como no Chile. "Vim para São Paulo com 18 anos, me fomei em gastronomia e me estabilizei por aqui", explica.

No site oficial do programa, Gabriel está definido como "um homem com objetivos ambiciosos: quer ser um dos melhores cozinheiros do mundo. Garante que, dentro do The Taste Brasil, vai se arriscar em técnicas diferentes e esse será seu grande diferencial". Gabriel pertence ao time de Claude Troisgros.

 

SERVIÇO

ACOMPANHE


O programa "The Taste Brasil" é transmitido as quintas-feiras, às 22h30 no canal pago GNT. Para aqueles que não possuem o canal, podem acompanhar o programa no site: gnt.globo.com/programas/the-taste-brasil/ e no canal do Youtube.

INGREDIENTES


 

1kg de costelinha Suína

20g de tomilho

20g de alecrim

4 folhas de louro

30g de açúcar mascavo

50g de laranja

50g de limão

10ml de cachaça

10g de extrato tomate

100g de cebola

30g de alho

Azeite 10ml

Salsa 100g = Leite integral 200ml

Farinha de milho (fubá) 50g

Farinha de trigo 50g

Açúcar refinado 50g

Fermento pó químico 3g

Ovo 20g

Manteiga 30g

Erva doce (semente) 0,5g

Óleo para untar 20ml

Limão cravo 4 unidades – Nitrogênio líquido

 

Modo de preparo


Limpe a costelinha e corte em pedaços no sentido do osso.

Tempere com as ervas (tomilho, alecrim e folha de louro), sal, pimenta-do-reino, casca de limão, casca de laranja, cachaça, açúcar mascavo e o alho.

Coloque tudo em uma panela de pressão e cubra com água.

Ajuste sal e cozinhe por 30 minutos.

Depois de retirada do fogo, defume com a smoking gun por 5 minutos.

Comece a preparar a broa de milho para o purê.

Misture todos os ingredientes e porcione em bolinhas de 30 g.

Em uma forma untada com óleo coloque as broas, pincele egg wash (mistura de ovo com leite ou água) e leve ao forno pré aquecido a 160 graus por aproximadamente 15 minutos.

Em uma panela, ferva o leite e adicione a broa aos poucos, bata com um mixer e reserve o purê para o serviço.

Cubra um prato com um filme plástico e banhe as folhas de salsa em azeite, coloque sobre o filme e leve ao microondas por 1minuto.

Repita o processo dos dois lados ate que a salsa esteja crocante. Reserve.

Congele os gomos de limão-cravo com nitrogênio líquido e com a ajuda de um batedor desmanchar os gomos e deixar de molho para que descongelem em água com açúcar.

Sirva sobre a costelinha o purê de broa de milho, regue com um pouco do molho e finalize com as ervas secas.
Publicidade

Veja também