Região ganha reforço no atendimento a vítimas de violência com Cabine Lilás e núcleo do MPE

Serviço especializado da Polícia Militar foi inaugurado nesta quinta-feira, enquanto setor que envolve promotores será lançado nesta sexta-feira

REGIÃO - MELLINA DOMINATO

Data 30/10/2025
Horário 13:11
Foto: CPI-8
Cabine Lilás foi inaugurada pela Polícia Miliar, na sede do CPi-8, na presença de autoridades
Cabine Lilás foi inaugurada pela Polícia Miliar, na sede do CPi-8, na presença de autoridades

A região ganha reforço esta semana no combate aos crimes contra as mulheres com a inauguração de dois novos serviços. Nesta quinta-feira, foi inaugurada no Copom (Centro de Operações da Polícia Militar) do CPI-8 (Comando de Policiamento do Interior), em Presidente Prudente, a Cabine Lilás. Já nesta sexta-feira, o MPE (Ministério Público Estadual) lança oficialmente o NAVV (Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência) da capital do oeste paulista. 

A Cabine Lilás, destinada exclusivamente ao acolhimento humanizado de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, foi inaugurada na presença de autoridades. Ela será conduzida por policiais militares femininas treinadas para realizar escuta ativa e direcionamento adequado à rede de proteção, com foco na agilidade, segurança, preservação da vítima, além da prevenção de novas ocorrências. 

Foto: CPI-8
Cabine Lilás foi inaugurada pela Polícia Miliar, na sede do CPi-8, na presença de autoridades

O governo estadual explica que o 190 é o número de emergência da PM e, antes do serviço da Cabine Lilás, a vítima ligava e era atendida como qualquer outro solicitante que acionava o chamado emergencial e poderia ser atendida por qualquer policial. Agora, durante a ligação, mulheres vítimas de violência são direcionadas ao atendimento exclusivo, seja por solicitação da própria vítima ou pela oferta do atendente.

Na Cabine Lilás, a vítima é informada sobre os seus direitos, rede de apoio disponível na região em que mora, pode acionar uma viatura em caso de ameaça e ainda recebe orientações diversas sobre como agir em determinadas situações. “Como muitas mulheres ligam já fragilizadas e com vergonha de irem até a delegacia, elas também podem ser orientadas a abrir um Boletim de Ocorrência sem sair de casa, por meio do aplicativo SP Mulher Segura”, ressalta o governo estadual.

Além do registro do boletim, o app possui um botão de pânico para emergências, como para casos de mulheres que possuem medida protetiva, e realiza, de forma ininterrupta, o monitoramento do agressor com tornozeleira eletrônica, o que permite uma rápida ação da polícia em caso de o infrator tentar se aproximar da vítima.

Articulação de fluxos
Na quarta-feira, os promotores de Justiça Vanessa Zorzan e Fernando Galindo Ortega, coordenadores do NAVV de Prudente, se reuniram com representantes da Polícia Militar que atuarão na Cabine Lilás. Na ocasião, os membros do MPE detalharam o funcionamento do setor, que prestará suporte integral às vítimas de crimes violentos e seus familiares. Entre os temas tratados no encontro entre promotores e policiais estavam os fluxos de encaminhamento entre as instituições.

O NAVV oferecerá acolhimento, escuta especializada, apoio e orientação jurídica. “Além disso, adotará as providências necessárias para que as vítimas, testemunhas de violência e seus familiares tenham acesso aos seus direitos e aos serviços especializados da rede de atendimento psicossocial”, indica o MPE. O atendimento integral poderá incluir assistência jurídica, psicológica, social, à segurança e à saúde, com inserção da vítima em programas de proteção, se necessário.

Reprodução/MPE
Promotores e policiais militares se reuniram para discutir fluxos de encaminhamento entre as instituições


 

Publicidade

Veja também