Região prepara festas para receber foliões no carnaval

População pode escolher se prefere folia em balneários, salões sociais, praças públicas ou assistir a desfiles de escolas

VARIEDADES - Aline Martins

Data 28/02/2014
Horário 08:50
 

A região de Presidente Prudente está no aquecimento para o carnaval 2014. Opções não faltam para cair na folia, seja em local aberto ou fechado. Tem festa na rua, no salão, desfiles de escolas de samba, blocos carnavalescos, entre outros, com diversos temas, porém, com ênfase na Copa do Mundo.

No clima está o MartFolia 2014, em Martinópolis, que traz o espetáculo futebolístico para o carnaval da cidade. Serão cinco noites de folia e duas matinês com muita diversão. Quem abre o evento, hoje, às 22h, é a Banda Maximus. Além dela, a Escola de Samba Unidos de Vila Alegrete anima o local.

De acordo com a Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Martinópolis, para brilhar na avenida, a escola de samba traz cerca de 80 componentes divididos em cinco alas com o enredo "O Planeta Bola é Verde e Amarelo", sob o comando de Sergio Alan. Para isso, desde o início de janeiro, o grupo se reúne três vezes por semana para mostrar a paixão do povo brasileiro pela seleção canarinho. O desfile será na noite de sábado e na segunda-feira, sempre às 21h.

A assessoria acrescenta que a passarela do samba receberá decoração especial do diretor de Turismo, Júnior Siqueira e sua equipe, dentro do tema "Copa do Mundo". A comissão de frente vem coreografada pela professora de dança Maryanna Vessane. A ala das baianas, sob a supervisão de Christiane Suenaga Suehiro Silva, é composta por 15 integrantes do Grupo Bem Viver e com fantasias confeccionadas pela equipe de costura do Fundo Social de Solidariedade.

Estreiam como mestre-sala e porta-bandeira, Helio Júnior e Suelen Souza, ambos integraram a bateria da Unidos por cinco anos e agora formam o casal que representará a taça da Copa do Mundo, confeccionada pela costureira do Programa Espaço Cidadão. Para esse ano, o cantor Silvio Ricardo será responsável pela melodia e interpretação do samba. A bateria contará pela última vez com a rainha Marluci Duarte, que ocupa o posto há seis anos, desde a criação da escola, que assumirá nova função.

De acordo com a assessoria, o palco será montado na Avenida Coronel João Gomes Martins, esquina com a José Teodoro. Duas arquibancadas serão instaladas para acomodação dos foliões. Trabalharão no evento para garantir a segurança, a Polícia Militar, 25 seguranças e 15 brigadistas contratados pela Prefeitura.

Será proibida a venda de bebidas alcoólicas em recipiente de garrafa de vidro, bem como o uso de copos ou recipientes de vidros em toda a área em torno da Praça Getúlio Vargas e no espaço delimitado para a realização das festividades de carnaval. A proibição tem base em decreto da municipalidade e quem for flagrado ferindo a legislação, fica sob o risco de interdição do estabelecimento e apreensão dos produtos ou das mercadorias, seja comerciante ou folião, sendo aplicável esta última também aos foliões, sem prejuízo das demais penalidades. O MartFolia ocorre de hoje a terça-feira. Serão cinco noites de folia, que iniciam sempre às 21h e duas matinês, que começam a partir das 16h.

 

Presidente Epitácio


Epitácio também sedia um dos principais carnavais da região, quando o palco da festa é o Sambódromo da Orla Municipal. Cerca de 50 mil pessoas são aguardadas e a festa é considerada a maior de todo o Estado de São Paulo. A cidade prepara cinco dias de festa, à beira do Rio Paraná. Conforme a Assessoria de Imprensa da Prefeitura, são mais de 50 camarotes, cerca de 200 metros de arquibancadas cobertas, praça de alimentação e expositores de toda a região. Além das noites na Orla Fluvial, o folião pode desfrutar das tardes carnavalescas à margem da prainha da orla.

Hoje, às 20h, haverá ensaio geral dos blocos carnavalescos. E às 22h, abertura oficial do carnaval no sambódromo, com a Banda Zen. Amanhã, das 16h às 20h, Banda Zen no Balneário O Figueiral. E no mesmo horário, na prainha da Orla, som mecânico e DJ.

No domingo, entre 16h e 20h, a programação é a mesma do dia anterior. Já às 21h, no sambódromo, tem desfile dos blocos carnavalescos: Arte na Periferia e Vila Palmira. Após os desfiles, tem banda Zen. Na segunda-feira, às 10h, na Praça da Criança, tem apuração dos desfiles das escolas de samba e blocos carnavalescos de 2014. Das 16h às 20h, em O Figueiral, carnaval na praia com a banda Zen. No mesmo horário, som mecânico e DJ. Já Às 21h, desfiles dos campeões no sambódromo.

 

Santo Anastácio

Os preparativos para o carnaval anastaciano seguem a todo vapor. A festa, pelo segundo ano, será realizado no Nosso Clube e com novidades. Além das tradicionais quatro noites e duas matinês, a festa contará com premiações todos os dias e todas as noites e matinês serão temáticas. A assessora municipal de Cultura, Ester Alves, informa, através da Assessoria de Imprensa da Prefeitura, que este ano o tema será "Carnaval da Copa".

Amanhã, o tema é "Eles & Elas", quando homens se vestem de mulher e mulheres de homens. No domingo, a noite será das torcidas, onde a paixão pelo clube será demonstrada. Já na segunda-feira, a noite contará com a criatividade dos foliões em montar suas fantasias e, no último dia de festa, todos devem entrar no clima da copa vestindo-se como um verdadeiro brasileiro que torce por sua seleção. "O objetivo é incentivar o carnaval de salão resgatando a brincadeira peculiar da troca de trajes homem/mulher, incentivar as torcidas dos clubes brasileiros, os concursos de fantasias e ressaltar a importância da Copa do Mundo 2014", diz. Os bailes infantis fazem a animação da criançada. As matinês serão nos dias 2 e 4 de março, às 16h.

 

Rancharia


A cidade conta com eventos na quadra do Centro Social Urbano (CSU) e no Balneário e nos clubes de Ajicê e Gardênia. A folia pega fogo com banda ao vivo no CSU do dia 1º a 3 de março, das 23h às 3h. A criançada ainda pode contar com matinê no domingo e na terça-feira, das 15h às 17h, no mesmo local. A festa no balneário ocorre de sábado à segunda, das 15h às 18h, com muito agito na Ilha e som de DJ. Os distritos têm bailes especiais de carnaval já confirmados. O clube de Ajicê recebe banda no sábado, das 21h30 à 1h. Já o clube de Gardênia tem banda na segunda-feira, nos mesmos horários.

 

Panorama


A folia ocorre no Balneário Frederico Platzeck e na praça central. Entre 22h e 2h, de hoje a terça-feira, a cidade entra em ritmo de festa. Serão cinco noites e só nos principais dias, ou seja, sábado, domingo e segunda-feira, são esperadas 5 mil pessoas diariamente. E a criançada também tem vez. Nos dias 2 e 4, das 17h às 19h, tem matinê, também na praça. De acordo com a presidente da comissão do carnaval da cidade, Ana Paula Contim, a festa traz o tema "Carnaval em Família", com o objetivo de resgatar a folia familiar.

E durante o dia, atrações no balneário da cidade, quando são esperados 7 mil pessoas no local. "Tudo está lotado. Não há mais como reservar nada na cidade. Desde quiosques, ranchos, casas para alugar. Tudo está cheio", destaca.

 

Osvaldo cruz


Haverá o tradicional desfile da Escola de Samba Mulata Dengosa, no sábado, na Avenida Brasil, a partir das 21h. "A expectativa é que cerca de 5 mil pessoas prestigiem a ação. Será apenas o desfile, sem nenhuma atração após o término", diz a coordenadora de eventos da Prefeitura de Osvaldo Cruz, Silvana Vitoretti. Através da Assessoria de Imprensa da Prefeitura, o presidente da agremiação, Paulo Henrique Barbosa, pontua que o tema do enredo deste ano será a Copa do Mundo, com ênfase na cultura do País: "Brasil Brasileiro!".

 

Rosana


O clima festivo também chegou em Rosana. Com o lema "Se não for pra Salvador é pra Rosana que eu vou", a cidade terá quatro noites de muita badalação, ou seja, entre hoje e segunda-feira. Nesta sexta, o show de abertura é por conta do DJ JB e Cia de Dança, na Feirinha de Primavera. Amanhã, tem DJ Cabeludo. No dia seguinte, tem DJ Marquinhos Espinosa e, em 3 de março, DJ JB. Estes três últimos, no Balneário de Rosana.

 
Presidente Bernardes

A Praça da Bandeira – antigo Jardim Velho – será palco do Bernardes Folia. A festa será entre os dias 1° e 4 de março, sempre a partir das 22h. As matinês ocorrerão nos dias 2 e 4, às 16h. Bandas como Pai Galo, Elly Guimarães, Edmilson Pequeni, Willian1s Baker e João Marcos serão as atrações do evento. A organização ainda ressalta que haverá premiação aos três melhores blocos carnavalescos.

 
Lucélia

Cerca de 30 mil pessoas são aguardadas entre hoje e terça-feira, em Lucélia. A festa carnavalesca ocorre na via de acesso à entrada da cidade, Trata-se da 11ª edição da Fever Fest. De acordo com o diretor de Cultura, Fernando Putinatti, nos cinco dias, entre 20h e 23h, tem DJ. Após esse horário, entra em cena a Banda Swingueira. As matinês ocorrem nos dias 2 e 4 de março, entre 17h e 19h.

 

Iepê

A Prefeitura de Iepê informa que nos dias 1º, 2 e 3 de março, ocorre em Iepê a 2ª Feira da Folia 2014 de Iepê. A festa terá início nas três noites a partir das 22h. E no domingo, matinê a partir das 16h. O evento será na Avenida Jorge Salem em frente ao Ginásio Poliesportivo Liberdade. Atração musical todas as noites e matinê com a Banda Designos. Haverá praça de alimentação, tendas e blocos.

 
Presidente Venceslau

Na cidade ocorre o Carnaval Popular em praça pública com quatro noites e duas matinês. A estrutura de palco, som, iluminação e banheiros químicos, estão montadas na Praça do Correio, região central, conforme informações da Assessoria de Imprensa. A Banda Agitu’s, formada por músicos venceslauenses, fará a animação de todo o evento. A programação noturna terá inicio por volta das 22h30 do dia 1º a 4 de março. As matinês serão no domingo e na terça-feira, a partir das 16h. A organização preparou brindes para as melhores fantasias e foliões mais animados.

 

Sandovalina


Começa no sábado e prossegue até o dia 3, mais uma edição da tradicional festa de carnaval de Sandovalina. De acordo com a Assessoria de Imprensa da Prefeitura, realizado pelo sexto ano consecutivo, o evento deve reunir foliões do município e região, a partir das 21h e uma matinê, que ocorre no dia 2, a partir das 15h, no Recinto de Rodeio Carlos Padovan. A expectativa da organização é de um público de 1,5 mil pessoas por noite. A animação da festa fica por conta da banda show Sain’t Louis. Esse ano, o público também contará com uma estrutura que inclui praça de alimentação, tenda e arquibancada coberta, além de máquina de espuma. Os melhores blocos de carnaval serão premiados com troféus.

 
Publicidade

Veja também