Região soma 120 leitos de UTI para enfrentamento da Covid-19

Conforme o diretor do DRS-11, Jorge Chihara, ainda são 600 leitos clínicos disponíveis para serem utilizados na pandemia

PRUDENTE - WEVERSON NASCIMENTO

Data 23/04/2020
Horário 08:45
Weverson Nascimento - Comitê de Contingenciamento do Coronavírus de Presidente Prudente se reuniu ontem
Weverson Nascimento - Comitê de Contingenciamento do Coronavírus de Presidente Prudente se reuniu ontem

A reunião do Comitê de Contingenciamento do Coronavírus de Presidente Prudente e representantes de diversos setores empresariais, realizada ontem, contou também com a presença do diretor do DRS-11 (Departamento Regional de Saúde), Jorge Chihara, que apresentou questões relativas à Secretaria Estadual de Saúde. Em um breve balanço, ele disse que para o enfretamento do coronavírus, a região conta com 120 leitos de UTI disponíveis, entre unidades privadas e as que são mantidas pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Além disso, conta com aproximadamente 600 leitos clínicos para serem utilizados na pandemia.

Outra questão ressaltada pelo diretor e já noticiada por este diário é a não a utilização do HRCPP (Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente) para enfrentamento do novo coronavírus. A princípio, a estrutura seria utilizada totalmente para atender pacientes da Covid-19, mas houve uma proposta do Estado em tornar referência regional neste tipo de atendimento o HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo. Desta forma, o Hospital do Câncer receberia pacientes do HR com outros tipos de enfermidades, para que o Hospital Regional tenha mais espaço para atender os casos do novo coronavírus.

“Estamos em uma fase de convênio, houve concordância por parte da Secretaria do Estado da Saúde com relação aos valores apresentados e também do HCRPP”. Jorge Chihara destacou ainda que unidades de outras cidades da região podem se tornar leitos de enfretamento da Covid-19, inclusive, com a expansão de leitos e a aquisição de equipamentos.

NOTIFICAÇÕES

DA COVID-19

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Valmir da Silva Pinto, Presidente Prudente ontem contava com 323 notificações da Covid-19, levando em consideração que o município tem o controle de todos àqueles notificados, como também, daqueles que comparecem nas unidades de saúde com síndromes respiratórias.

No entanto, deste total de casos notificados (323), o Estado já analisou 226 situações, sendo que 218 testaram negativo. Ainda nessa devolutiva, apenas oito casos foram confirmados para o novo coronavírus. “Um outro indicador que chama bastante atenção é o número de hospitalizados, porque é um problema que pode ocorrer com o aumento da curva e da capacidade da nossa rede hospitalar. Então, temos 16 pessoas hospitalizadas, sendo cinco na UTI [Unidade de Terapia Intensiva] e 11 em leitos clínicos. Além disso, nós tivemos 11 óbitos suspeito, sendo que três já têm resultado negativo, dois positivos e seis aguardam a confirmação de exames”.

Publicidade

Veja também