Região tem 17 mil cavalos quarto de milha

PRUDENTE - Rogério Lopes

Data 22/08/2015
Horário 09:05
 

Com 17.064 animais registrados, a região de Presidente Prudente detém 7,86% dos 217 mil cavalos da raça quarto de milha do Estado, registrados na ABQM (Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha). Em âmbito nacional, são 474,8 mil equinos da raça, colocando a região com 3,59% do plantel brasileiro. O Estado de São Paulo concentra a força, potencial e a tradição na criação do quarto de milha, ficando com 45,70% dos animais de todo o país.

Diante da representatividade regional, Prudente sedia mais uma edição da Semana do Cavalo Quarto de Milha 2015, reunindo na maior arena coberta da América Latina mais de 200 criadores de diversos Estados.

A região conta com 921 criadores do animal, sendo 212 associados à ABQM. Os dados foram apresentados pelo coordenador de comunicação da ABQM, Abdalla Jorge Abib, com última atualização em 13 de agosto.

Jornal O Imparcial Prova de laço integra a programação da Semana do Cavalo Quarto de Milha, em Prudente

Demonstrando o potencial que a raça – vinda dos Estados Unidos – possui, os investimentos que prosseguem e o crescimento do cenário, se compararmos os números apresentados de janeiro de 2014 até o momento atual, houve um aumento de 50,8 mil equinos da raça, passando de 424 mil para os 474,8 mil. A quantidade de criadores associados à entidade também cresceu, passando de 79,7 mil para 95,7 mil.

Seguindo o bom retrospecto, Abdalla diz que para este ano, a expectativa é que os números aumentem cerca de 10%. Ele ressalta que só no ano passado foram R$ 95 milhões em comercialização de cavalos, 195 leilões contemplando 4.522 animais, entre potros, demais idades, matrizes e garanhões, sendo que a média paga por animal vendido foi de R$ 43,1 mil.

 

Semana especial


Para estender as ações que envolvem o quarto de milha, divulgar a raça, fomentar a comercialização e o esporte, ocorre em Prudente, desde o dia 14 deste mês, um encontro nacional. Intitulado Semana do Cavalo Quarto de Milha 2015, o evento reúne mais de 200 criadores dos Estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo, com cerca de 400 animais.

Dentre as atividades programadas, conforme o organizador do evento, Heitor Ligibergton Mazaro, estão leilões, provas de laço cronometrado, técnico cabeça e técnico pé, galeria de garanhões e matrizes, entre outras.

O organizador ressalta ainda que o encontro oportuniza fomentar a raça, discutir e apresentar melhorias genéticas para os animais e reunir a família através da prática esportiva. "É um momento compartilhado entre os criadores e amantes da raça quarto de milha", salienta.

A programação segue até o domingo, sempre das 9h às 18h, nas instalações do Rancho Quarto de Milha. A entrada para assistir as provas é gratuita, mas é cobrada a entrada no leilão.

Criador e membro da organização, Marcos Vital Geroti, pontua o potencial que o cavalo tem, que por anos se destaca dentro do cenário pecuário. Além de criar a raça, Marcos diz que trabalha na área de prestação de serviços do quarto de milha e não tem dúvidas de que o animal se mantém rentável. "A criação é vantajosa e contribui para o giro econômico do setor do agronegócio", enfatiza.

 

Rebanho de equinos


Um levantamento realizado por O Imparcial no banco de dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) aponta que apesar de o rebanho de equinos - de todas as raças – ter caído 14% em dez anos, em Prudente, o segmento ainda permanece forte. Os dados comparam os números de 2001 e 2011, que apresentam um decréscimo de 57.182 cavalos para 48.991. A estimativa, no entanto, é de que 90% destes cavalos sejam da raça.
Publicidade

Veja também