Região tem 386 vagas para cursos de qualificação voltados a jovens de até 24 anos

Inscrições devem ser realizadas até o dia 10 de agosto pela internet; há vagas em Dracena, Junqueirópolis, Prudente e Venceslau

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 21/07/2021
Horário 14:33
Foto: Governo estadual
Jovens entre 14 e 24 anos estão aptos a se candidatar para uma vaga
Jovens entre 14 e 24 anos estão aptos a se candidatar para uma vaga

O governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, abriu 386 vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional do programa Novotec Expresso na região de Presidente Prudente. A iniciativa é realizada em parceria com a Secretaria Estadual de Educação e o Centro Paula Souza. As inscrições já estão abertas e devem ser realizadas até o dia 10 de agosto pelo site www.novotec.sp.gov.br. As aulas têm previsão de início em 23 de agosto.

Serão ofertados cursos nas áreas de gestão e negócios, produção cultural e design, tecnologia da informação e comunicação, e meio Ambiente nos municípios de Dracena, Junqueirópolis, Presidente Prudente e Presidente Venceslau, sendo: 

  • Auxiliar de vendas
  • Criação de sites e plataformas digitais
  • Excel aplicado à área administrativa
  • Marketing digital e vendas em redes sociais
  • Técnicas de atendimento
  • Design de plataformas digitais e experiência do usuário
  • Jogos digitais
  • Office 2019 
  • Edição de vídeo para Youtuber
  • Atendente de farmácia

O Novotec Expresso é uma das modalidades do Novotec que disponibiliza cursos de qualificação profissional a jovens de até 24 anos, com duração de 120 horas, em parceria com escolas técnicas ou instituições tecnológicas de ensino superior. Seguindo os protocolos sanitários, a modalidade será ofertada nos formatos online e semipresencial, a depender do que estiver disponível em cada região e da escolha do jovem. As aulas remotas são feitas ao vivo por meio de plataformas digitais e os encontros presenciais são feitos na unidade de ensino escolhida durante a inscrição.

Como se inscrever

O Novotec Expresso não possui processo seletivo. Jovens entre 14 e 24 anos, com ensino fundamental completo, estão aptos a se candidatar para uma vaga. É importante ficar atento aos critérios de classificação utilizados para selecionar os alunos quando há mais inscritos do que vagas. O programa tem como premissa a paridade de gênero dentro das turmas e há prioridade aos estudantes matriculados no ensino médio da rede pública e das Etecs (Escolas Técnicas Estaduais).

Ao acessar o site, basta fazer um cadastro simples para, na tela de inscrição, selecionar o município de interesse a fim de verificar quais cursos estão disponíveis e então selecionar uma das opções. A comunicação com os inscritos é feita pelo e-mail cadastrado na hora da inscrição.

Qualificação profissional

O Novotec é um programa do governo do Estado de São Paulo, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia em parceria com a Secretaria de Educação, que oferece cursos de habilitação técnica e de qualificação profissional, alinhados com as demandas do mercado de trabalho, aos jovens paulistas.

O Centro Paula Souza é hoje a principal instituição que ministra os cursos e certifica os estudantes. O objetivo é expandir o acesso à EPT (Educação Profissional e Técnica) para os estudantes do ensino médio com cursos gratuitos, possibilitando novas opções de futuro para os jovens e facilitando a inserção no mercado de trabalho e geração de renda.

Publicidade

Veja também