Dois atletas da região de Presidente Prudente vão para a final do Campeonato Brasileiro de Karatê, que será realizado em novembro, em São Bernardo do Campo, depois de vencerem a etapa classificatória, no final de semana, no município de Serra, no Espírito Santo. Trata-se de Lucas Soares Pastro representando o município de Pirapozinho, que conquistou a prata na categoria kata sub-14 (2° kyu e acima) e bronze no Shiái kumite (-40 kg). E Maria Julia Peixoto representando Narandiba, que ganhou o bronze na categoria Shiai Kumite sub-14 (até 3° kyu / + 52 kg).
O sensei Elton Shiratomi destaca que, além desses atletas, já estão classificados para a final: Rubem Nascimento e Ytalo Gois, de Sandovalina; e Maria Eduarda Peixoto e Arielly Peixoto, de Narandiba; totalizando seis caratecas que integrarão a Seleção Paulista e estarão competindo na final do Brasileiro.
“A Regional Shiratomi de Karate-Do parabeniza os atletas Lucas Pastro e Maria Julia pela coragem, persistência e dedicação, fatores decisivos para a conquista dessa vaga. E também a mãe da atleta, Arielly Peixoto, que acompanhou na viagem e apoiou os atletas nessa etapa do Espírito Santo”, enaltece o mestre.
“Ele é o nosso orgulho! Muito dedicado, extremamente esforçado para conseguir o que deseja. Queria muito passar nessa etapa e conseguiu! Treinou muito durante mais de três horas por dia durante toda a semana e aos finais também. Teve dias de dores, choro, mas não desistiu”, ressalta orgulhosa a secretária e decoradora de festas infantis, Jucimara Paulino Soares, 36 anos, mãe do carateca, Lucas Pastro, 11 anos.
Segundo ela, o filho que sonha em integrar a Seleção Brasileira obteve uma das melhores pontuações em sua categoria. “Para muitos esse esporte não tem tanto valor, mas pra ele que faz desde os 5 anos, é muito importante. Ele evoluiu muito e temos certeza que vai ainda muito mais longe, principalmente no que depender de nós, e dele também”, acentua a mãe.
Jucimara diz que é cansativo devido à rotina de trabalho, escola, aula de karatê, contudo, mais que isso é gratificante ver a evolução do filho, suas conquistas. “Nós pais o apoiamos sempre. Nessa etapa não estávamos presentes, mas estávamos conectados daqui em toda a apresentação dele lá no Espírito Santo, torcendo, rezando e mandando energias positivas pra ele. Graças a Deus deu tudo”, comemora a mãe, acrescentando que agora a dedicação segue para o Campeonato Brasileiro.
Lucas conta com o patrocínio do Posto Avenida, da Prefeitura de Pirapozinho, Milani Centro de Treinamento e Motor Tech Mecânica Especializada.
Muito feliz por ter entrado na final do Brasileiro, Maria Julia Peixoto, que tem apenas 12 anos, é faixa vermelha, e faz parte do Projeto Jovens de Ouro, patrocinado pela Usina Cocal, tendo como seus senseis, Guilherme Henrique dos Santos e Elton Shiratomi. Ela menciona que para essa conquista, teve antes muito treino, muito esforço mesmo.
“Fiquei um pouco nervosa, muito ansiosa para estar lá competindo. A minha expectativa para a final do campeonato é muito grande! Quero muito ganhar! Por isso me esforçarei muito dando o meu máximo nos treinos”, frisa a atleta, que treina cinco vezes na semana, às segundas, terças, quartas, quintas, por uma hora. E aos sábados, treina uma hora pela manhã e à tarde em torno de quatro “horinhas”, como ela diz.
“Está sendo assim minha rotina de treino. Agora temos outro objetivo, a final do Brasileiro, então dar o máximo e ir até o fim para conseguir ser campeã!”, exclama a carateca, que tem o patrocínio da Secretaria Municipal de Esportes de Narandiba.
Fotos: Cedidas
Lucas Pastro (1º à esq.) conquistou a vaga após duas medalhas na etapa no Espírito Santo
Maria Julia Peixoto ganhou o bronze na categoria Shiai Kumite sub-14 (até 3° kyu / + 52 kg)